Busy. Please wait.
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
or

Username is available taken
show password

why

Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.

By signing up, I agree to StudyStack's Terms of Service and Privacy Policy.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.

Remove ads
Don't know
Know
remaining cards
Save
0:01
To flip the current card, click it or press the Spacebar key.  To move the current card to one of the three colored boxes, click on the box.  You may also press the UP ARROW key to move the card to the "Know" box, the DOWN ARROW key to move the card to the "Don't know" box, or the RIGHT ARROW key to move the card to the Remaining box.  You may also click on the card displayed in any of the three boxes to bring that card back to the center.

Pass complete!

"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards




share
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

LER / DORT

INSS

QuestionAnswer
"Classificação das doenças segundo sua relação com o trabalho: I - Trabalho como causa necessária" "Intoxicação por chumbo Silicose"
"Classificação das doenças segundo sua relação com o trabalho: II - Trabalho como fator contributivo, mas não necessário" "Doença coronariana Doenças do aparelho locomotor Câncer Varizes dos membros inferiores"
"Classificação das doenças segundo sua relação com o trabalho: III - Trabalho como provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida" "Bronquite crônica Dermatite de contato alérgica Asma Doenças mentais"
Fatores de riscos em LER/DORT "Grau de adequação do posto de trabalho à zona de atenção e à visão Frio, vibrações e pressões locais Posturas inadequadas Carga osteomuscular estática e dinâmica Invariabilidade da tarefa Exigências cognitivas Fatores organizacionais e psicossociai
Fatores psicossociais na LER/DORT "Falta de satisfação no trabalho Monotonia Ritmo intenso Controle limitado do trabalho Alta demanda Falta de suporte social e de boas relações interpessoais no trabalho Auto-percepção do trabalhador da limitação de sua capacidade"
Síndrome cérvico-braquial "dor na nuca, trapézio (peso irradiado para ombro e MMSS). Hipoestesias (adormecimento, formigamento,frio) parestesias, tonturas. Pode haver déficit motor no membro superior, queixando-se de que não têm força e que deixam cair objetos da mão."
Cervicalgia "Dor espontânea que acomete a musculatura da região posterior do pescoço e escapular, sem que haja comprometimento dos discos intervertebrais cervicais. A dor piora com os movimentos e com períodos de maior tensão."
Síndrome do Desfiladeiro Torácico "Compressão do feixe neurovascular, entre a 1a costela, clavícula e os mm escaleno ant e médio. Dor intermitente, irradiada para o mmss e relacionada aos movimentos. Hipoestesia no território do nervo ulnar e diminuição da força de preensão da mão"
Exame físico - coluna cervical "Inspeção estática Inspeção dinâmica Palpação Manobra de Spurling Teste de Adson"
"Síndrome do Manguito Rotador (Síndrome do supraespinhal)" "O manguito rotador é composto pelos músculos subescapular, supraespinhal, infra-espinhal e redondo menor. Dor na região ânt-sup do ombro, até a metade proximal do braço. Pode piorar à noite e com movimentos do ombro. Crepitação à movimentação."
Bursites "Inflamação das bolsas sinoviais que se localizam entre os tendões ou entre estes e proeminências ósseas com a finalidade de protegê-los e reduzir o atrito entre eles. Dor difusa ou localizada, a qual pode ser exacerbada pelo movimento"
Teste do impacto de Neer MS em extensão e rotação neutra, é elevado rapidamente pelo examinador causando dor
Teste do Impacto de Hawkins-Kennedy MS em 90º de elevação e rotação neutra com o cotovelo fletido em 90º. É passivamente rodado para dentro, reproduzindo o impacto
Teste do Impacto de Yocum Paciente coloca a mão sobre o ombro oposto e procura fletir o braço elevando cotovelo, acusando dor
Teste de Jobe MS em rotação interna é elevado contra a resistência gerando dor, diminuição da força ou incapacidade para a elevação
Teste de Patte Paciente de pé, MS abduzido 90 graus no plano frontal e cotovelo fletido 90º. Solicita-se ao paciente que resista à força de rotação interna feita pelo examinador.
Epicondilites (lateral e medial) Entesopatias decorrentes dos distúrbios dessas estruturas. A epicondilite lateral é cerca de sete vezes mais freqüente que a medial. Dor no local, que piora com os movimentos, muitas vezes com queixa de inchaço, principalmente na localização medial."
Síndrome do Túnel Cubital Compressão do ulnar no túnel cubital. Dor medial ao cotovelo, diminuição da força de flexão do punho, fraqueza nas mãos, hipoestesia no território ulnar
Síndrome do Pronador Redondo compressão do n. mediano em sua passagem pelo terço proximal do antebraço. Dor ao esforço, hipoestesia no território mediano, diminuição da força de preensão e de pinça. Pode haver atrofia tenar.
Nexo causal em distúrbios cervicais FORTE EVIDÊNCIA - Postura / EVIDÊNCIA - Repetição e Força / INSUFICIENTE EVID - Vibração
Nexo causal em distúrbios do ombro EVIDÊNCIA - Repetição e Postura / INSUFICIENTE EVID - Força e Vibração
Nexo causal em distúrbios dos cotovelos FORTE EVIDÊNCIA - Combinação / EVIDÊNCIA – Força / INSUFICIENTE EVID - Repetição e Postura
Nexo causal em epicondilites Movimentos com esforços estáticos e preensão prolongada de objetos, principalmente com o punho estabilizado em flexão dorsal e nas prono-supinações com utilização de força.
Síndrome do Canal de Guyon Causada pela compressão do nervo ulnar no punho, na sua passagem pelo Canal de Guyon. Há queixa de hipoestesia na polpa medial dos dedos anular e mínimo e nos casos mais avançados, atrofia na musculatura intrínseca inervada por esse nervo.
Síndrome do Túnel do Carpo É a síndrome causada pela compressão do nervo mediano no canal do carpo.Hipoestesia (formigamento, amortecimento) no território do nervo mediano, dor e parestesia em todo o mmss, principalmente à noite. Piora com o frio.
"Tenossinovite estilóide radial (Tenossinovite de De Quervain) Causada pela constrição da bainha sinovial comum dos tendões abdutor longo e extensor curto do polegar, os quais estão localizados na tabaqueira anatômica. dor na região acometida que pode estar irradiada para todo membro superior, até o ombro.
Dedo em gatilho Tenossinovite estenosante devido ao espessamento da bainha sinovial dos tendões flexores profundos dos dedos e flexor do polegar. Os tendões mais freqüentemente acometidos são os flexores do polegar e os flexores profundos dos dedos médio e anular.
Exame físico - mãos e punhos Teste de Phalen / Teste de Finkelstein / Sinal de Tinel
Nexo causal em distúrbios mãos e punhos: TUNEL DO CARPO FORTE EVIDÊNCIA - Combinação / EVIDÊNCIA - Repetição, Força e Vibração / INSUFICIENTE EVID - Postura
Nexo causal em distúrbios mãos e punhos TENDINITE FORTE EVIDÊNCIA - Combinação / EVIDÊNCIA - Repetição, Força e Postura
Lombociatalgia A lombociatalgia é a dor na região lombar com irradiação para um ou ambos os membros inferiores, podendo avançar até a perna ou o pé nos casos mais graves. Dor é o principal sintoma e freqüentemente o único. Hipoestesia, parestesia ou hiperestesia.
Lombalgia Dor na região lombar sem irradiação. Se houver apenas a irradiação da dor, sem dor na região lombar, denomina-se o quadro como ciática ou ciatalgia.
Nexo causal em distúrbios lombares FORTE EVIDÊNCIA - Elevação de Cargas / Vibração de corpo inteiro / EVIDÊNCIA - Posturas Viciosas / Esforço Físico intenso / INSUFICIENTE EVID - Posturas estáticas
Created by: MBMK