Busy. Please wait.
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
or

Username is available taken
show password

why

Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.

By signing up, I agree to StudyStack's Terms of Service and Privacy Policy.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.

Remove ads
Don't know
Know
remaining cards
Save
0:01
To flip the current card, click it or press the Spacebar key.  To move the current card to one of the three colored boxes, click on the box.  You may also press the UP ARROW key to move the card to the "Know" box, the DOWN ARROW key to move the card to the "Don't know" box, or the RIGHT ARROW key to move the card to the Remaining box.  You may also click on the card displayed in any of the three boxes to bring that card back to the center.

Pass complete!

"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards




share
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

Propedêutica II

Oftalmoscopia

QuestionAnswer
Para que servem as lentes do oftalmoscópio? As lentes são usadas para corrigir erros de refração do examinador, possibilitando a formação de uma imagem nítida no aparelho. Os problemas corrigidos são miopia e hipermetropia.
Quando é usado o facho maior do oftalmoscópio? E o menor? O facho maior é usado para examinar uma pupila dilatada, para aumentar o campo de visão do examinador. O facho menor é usado para examinar uma pupila não dilatada, evitando a reflexão da luz de volta para o olho do examinador pela íris do paciente.
Quais as cinco estruturas anatômicas que devem ser observadas com o oftalmoscópio? 1. Disco óptico ou papila e seu contorno; 2. Artérias retinianas 3. Veias retinianas; 4. Área macular com a fóvea, localizada no lado temporal a uma distância de dois diâmetros do disco óptico; 5. Periferia da retina.
O que representa o reflexo vermelho? Representa a luz refletida da retina no paciente através da pupila.
Qual o aspecto normal do reflexo vermelho? Cite quatro doenças em que ele está alterado? Aparece como um brilho vermelho alaranjado. O reflexo normal é circular e regular, não deve ter pontos escuros. Alterado ou ausente na opacificação do cristalino (catarata) ou do humor vítreo. Alt. na hemorragia do humor vítreo ou na cicatriz na córnea.
O que é disco óptico ou papila? É o ponto onde o nervo óptico sai do globo ocular, e para onde convergem os vasos presentes na retina. Tem uma região mais clara no centro e uma borda circular delimitada normalmente de cor acinzentada.
Quais as quatro características a descrever na papila? 1. Tamanho, forma e topografia; 2. Coloração; 3. Borda e limites (nitidez de suas margens); 4. Novelo vascular (artéria e veia central da retina).
Descreva as arteríolas normais do fundo de olho. Possuem cor vermelho claro, progressiva diminuição da espessura a partir da papila óptica, com pouca tortuosidade e espessura menor que a das veias. Possuem um reflexo central mais brilhante.
O que indicam as interrupções arteriolares repentinas em fundo de olho? Indicam obstrução arteriolar por embolia da artéria central da retina ou de seus ramos, associada à aterosclerose, êmbolos cardíacos ou da carótida.
O que significa a aparência ondulada das arteríolas do fundo de olho? Está relacionado com a retinopatia hipertensiva, que apresenta tortuosidade aumentada.
Quais as duas anormalidades encontradas nas vênulas do fundo de olho? Fluxo obstruído devido policitemia; Vasos ingurgitados devido hipertensão intracraniana.
Cite quatro doenças que provocam oclusão venosa central. 1. Retinopatia diabética; 2. Retinopatia hipertensiva; 3. Aterosclerose; 4. Anemia falciforme.
Quais os três tipos de lesões que se procura no exame da retina? 1. Hemorragias; 2. Exsudatos; 3. Descolamento da retina.
O que é macula? Área pigmentada (amarelada), + escura q a retina e circunscrita à fóvea, uma depressão oval, avasc. e brilhante onde há a maior [cones], - área de maior acuid/ visual. Fica no lado temporal a uma distância correspondente a dois diâmetros do disco óptico.
Qual a relação normal entre os diâmetros das artérias e veias do fundo de olho? As artérias têm em torno de 2/3 do diâmetro das veias.
Como se testa a função motora do VII par craniano (nervo facial)? É testado pedindo-se ao paciente para enrugar a testa e mostrar os dentes.
Diferencie a lesão do neurônio motor central da lesão do neurônio motor periférico do VII par craniano? CENTRAL Na lesão central o paciente consegue enrugar a testa, não há lagoftalmia, mas não consegue mostrar os dentes do lado afetado da face. Este último tipo ocorre em acidentes vasculares e nas neoplasias cerebrais.
Diferencie a lesão do neurônio motor central da lesão do neurônio motor periférico do VII par craniano? PERIFÉRICA Perif- toda a face homolat é atingida, enqto no tipo central só a 1/2 inf da face contralat tá alterada. Na lesão perif. há incapacid/ de enrugar a testa, mostrar os dentes, lagoftalmia (olho sempre aberto) não pisca e epífora, e a boca desvia p/ lado ok.
Como se pesquisa o XII par craniano (nervo hipoglosso) e como se reconhece sua lesão? Pede ao pcte p/ pôr a língua p/ fora e vê assimetria, atrofia ou desvio. Lesão unilat- a língua desvia p/ lado da lesão, pois o pcte a empurra p/ fora com o lado são. Na lesão bilat há atrofia geral da língua, paralisia, disartria e hard to chew, swallow.
Created by: 100000497438947