Busy. Please wait.
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
or

Username is available taken
show password

why

Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.

By signing up, I agree to StudyStack's Terms of Service and Privacy Policy.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.

Remove ads
Don't know
Know
remaining cards
Save
0:01
To flip the current card, click it or press the Spacebar key.  To move the current card to one of the three colored boxes, click on the box.  You may also press the UP ARROW key to move the card to the "Know" box, the DOWN ARROW key to move the card to the "Don't know" box, or the RIGHT ARROW key to move the card to the Remaining box.  You may also click on the card displayed in any of the three boxes to bring that card back to the center.

Pass complete!

"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards




share
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

Propedêutica II

Tórax II - Mamas e cardiovascular

QuestionAnswer
Descreva a textura e a granulação normal da mama. Mama normal - superf lisa e na auréola, pqnas elevações, os tubérculos de Montgomery. Consist varia c/ idade, n° de gest, ciclo menst, proporção de tec gord e lóbulos gls (consist granulosa difusa e indolor). A nodularid/ fisiol aumenta antes da menst.
O que é galactorréia? É a secreção de leite ou colostro fora do ciclo gravídico-puerperal ou de lactação. Pode exteriorizar-se espontaneamente, uni ou bilateralmente.
Qual o valor da distensão das veias jugulares? Avaliação: obst do fluxo por digitopressão em rg cranial do pesc e esvaziam/ por deslizam/ c/ outro dedo. Ingurgitam/ jugular: retorno de sg s/ a desobst. ->hipertensão venosa no sist da VCS (compressão da VCS, insufic de VD ou pericardite constritiva).
Qual o valor da palpação de carótidas? Avaliação de carótidas e artérias femorais: estado da parede arterial, amplit de pulso, simetria e presença de frêmito. Na carótida a amplit c/ diferença entre as 2 indica estenose ou oclusão da art, ou irradiação de uma estenose da valva aórtica.
Qual o valor da palpação de artérias femorais? Avaliação de carótidas e femorais: estado da parede arterial, amplit de pulso, simetria e presença de frêmito. Na palpação femoral um pulso diminuído ou ausente de um lado sugere obstrução. Frêmitos por estreitamento da artéria por placas ateromatosas.
Quando se usa o diafragma do estetoscópio? É utilizado na ausculta em geral de ruídos de alta freqüência. Por exemplo, primeira e segunda bulha, a maioria dos sopros e outros ruídos cardíacos e pulmonares.
Quando se usa a campânula do estetoscópio? Utiliza-se quando existe necessidade de auscultar de sons de mais baixa freqüência.
Quais os limites da região precordial? Estende-se superiormente do segundo espaço intercostal direito e esquerdo, e inferiormente até a sexta cartilagem costal direita e quinto espaço intercostal esquerdo.
Descreva o ciclo cardíaco normal. Veja no livro. =P
O que é ictus cordis? Qual a sua localização, extensão e intensidade normais? Pt de impulso máx = ápice do coração batendo na parede torác na sístole ventr. Localiz/ varia com o biótipo do pce, mas normalm/: linha médio-clavicular, 4º EIC, (pode ser:5º e 6º EIC). Normal: extensão de até 1 polpa digital. Propulsão discreta/ausente.
O que é frêmito cardíaco? É a sensação tátil determinada pelas vibrações produzidas no coração ou nos vasos e que corresponde aos sopros. Ao se encontrar um frêmito pesquisa-se a localização, situação no ciclo cardíaco e a intensidade (uma a quatro cruzes).
O que se pesquisa na palpação dos espaços paraesternais esquerdos? A manobra da mão em garra utilizando a ponta dos dedos sobre o 2º, 3º, 4º e 5º espaços paraesternais esquerdos pode revelar um impulso esternal, freqüentemente encontrado na hipertrofia do ventrículo direito.
Quais os quatro locais primários da ausculta cardíaca? Foco mitral: ictus cordis, linha médio- clav, no 4º EIC (pode ser 5º ou 6º). Foco tricúspide: 4º EIC E na linha paraesternal. Foco pulmonar: 2º EIC E, linha paraest. F. aórtico: 2º EIC D, linha paraest.
O que é freqüência cardíaca e qual é o seu valor normal no adulto? É o número de batimentos cardíacos por minuto. Em adultos o normal é de 60 a 100 bat/min.
O pulso periférico é sincrônico com qual das bulhas? É sincrônico com a 1ª bulha (fechamento das valvas mitral e tricúspide).
O que é taquicardia e bradicardia? Menos de 60 bat/min chama-se bradicardia e acima de 100 bat/min, taquicardia.
Por que ocorre o desdobramento normal da 2ª bulha com a inspiração? Com a inspiração ocorre uma diminuição da pressão intratorácica e um aumento do retorno venoso para o ventrículo direito e, com isso, um prolongamento da sístole, com retardo do fechamento da valva pulmonar em relação ao fechamento da valva aórtica.
O que é arritmia sinusal respiratória? Consiste em uma arritmia normal e é reconhecida como um aumento da freqüência de pulso durante a inspiração, e uma redução durante a expiração.
Quando é auscultada a 3ª bulha? A 3ª bulha é mais bem auscultada no foco mitral, com o paciente em decúbito lateral esquerdo. É auscultada logo após a 2ª bulha cardíaca.
Qual o significado da 3ª bulha? Ruído protodiastólico de baixa freq, por vibrações da parede ventricular subitam/ distendida pela corrente sg q penetra na cavid/ dilatada ou com complac dimin, na fase de enchim/ ventr rápido. Pode ser auscultada na ICC, sendo fisiol em crianças.
Em que fase do ciclo cardíaco ausculta-se a 4ª bulha e qual o seu valor? Som pré-sistólico ouvido mais raram/ em crianças normais. Antes da 1ª bulha por distensão ventr pelo aumento de seu vol de sg na fase de contração atrial. Estenose mitral e/ou aórtica, hipert art, na D art coronariana e nas miocardiop hipertróf.
O que é sopro cardíaco? Sons anormais de vibr por alts no fluxo sg, c/ maior intensid/ e duração q bulhas card em geral.Fluxo vai de laminar a turbilhonar, (coração e gdes vasos). Fluxo por estrut dilat, esten ou c/ irreg e, tb fluxo sg > c/ estrut normal (anemia intensa).
Quais os dois tipos principais de sopro cardíaco? Sopro diastólico e sopro sistólico.
Dê o nome e a localização de cinco pulsos periféricos. A. radial: entre proc estil e o T do m. flex rad do carpo; A. braquial: 1/3 dist da A. braq, medial ao T do m. bíceps braq; Carotídeo; A. fem: rg ing, abaixo do ligg ing, 1/3 medial da linha entre EIAS e a sínf púb. Tibial post: post ao maléolo med.
Qual é o limite máximo da pressão arterial normal no adulto? Segundo artigo de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia sobre o assunto, a última diretriz brasileira de agosto de 2002 estabelece como faixa de pressão arterial normal alta/limítrofe (130-139/85-89 mmHg).
O que é cianose? Coloração azulada da pele e mucosas, por aumento da Hb reduzida no sg capilar, chegando a 5g/100 ml de sg. A qtde normal de Hb red é 2,6g/100 ml. Gener. ou localiz, obs c/ >nitidez em lábios, língua, nariz, lóbulos da orelha e extrem dos dedos. (D. card)
Quais são os tipos de cianose? Existem 2 tipos de cianose: a central e a periférica. Cianose central resulta de shunts direita-esquerda ou por deficiência da função pulmonar. Cianose periférica é aquela resultante de vasoconstrição secundária a baixo débito ou exposição ao frio.
Created by: 100000497438947