Save
Busy. Please wait.
Log in with Clever
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
Sign up using Clever
or

Username is available taken
show password


Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.
Your email address is only used to allow you to reset your password. See our Privacy Policy and Terms of Service.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.
focusNode
Didn't know it?
click below
 
Knew it?
click below
Don't Know
Remaining cards (0)
Know
0:00
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

ERJ-170 AVIÔNICA

SISTEMAS AVIÕNICOS

QuestionAnswer
Quais os componentes do sistema Primus Epic? MAUS,LRMs,Módulos de Configuração,BUS COUPLER,MRCs,Painéis de Áudio, DUs e Controladores.
Quais são os controladores do sistema aviônico? GP(Guidance Panel),MCDU(Multi Control,Display Unit),CCD(Cursor Control Device).
De que consiste o sistema aviônico do EMB-170/190? Controles e displays de cabine, Sistemas de comunicação, Sensores e atuadores periféricos, Todos interligando-se e controlados pelas MAUs,atravez de um sistema de barramento de dados e linhas discretas.
O que são as MAUs? São gabinetes que contém os LRMs,e que integram as funções dos sistemas aviônicos,utilidades e funções de comandos de vôo.
Quantos BUS COUPLERs tem no sistema? Três,um para cada MAU.
Qual a função do BUS COUPLER? Tem a função de isolar o ASCB de uma falha da MAU.
Qual a função do botão FPR no Guidance Panel(GP-750)? Turns the flight path reference line on the ADI on and off(Linha de trajetória de vôo).
O que são os AIOP,e quantos são? São módulos duplos,cuja finalidade é o gerenciamento do vôo automático(AFCS).Êles são em número de quatro,dois na MAU 1,um na MAU 2, e um na MAU 3.
Qual o sistema aviônico? O sistema PRIMUS EPIC da HONEYWELL.
Quais as funções de vôo automático gerenciadas pelos AIOPs? Piloto automático(yaw damper,pitch trim,mach trim,flight guidance),auto throttle,e ainda o sistema de proteção de stall.
O que significa na eletrônica Vrms? ROOT MEAN SQUARE(Valor quadrático médio)OBS.:É a tensão de alimentação dada pela concessionária.
Quantas backplanes(Placas mães) tem em cada MAU? Uma backplane(Placa mãe)com dois canais.
Qual o processamento existente na backplane(Placa mãe)? O processamento DEOS(Digital Engine Operating System).
Quais as funções existentes nas MAUs? Aplic. dos Dados do Ar(ADA),Piloto Aut.(AP),Autothrottle(AT),Cont.dos Displays,Dir.de Vôo(FD),Geren.do Vôo(FMS),Módulos de Cont.de Vôo(FCM),Sist.de Posic.Global(GPS),Sist.Monitor de Alarmes(MWS),Proteção/Alarmes de Estol,Orientação de Windshear.
O que mais hospedam as MAUs,para seu funcionamento? Outros módulos.
O que significa NIC? Network Interface Controller.
Qual a finalidade da NIC? Gerenciar os barramentos de dados,fornecer comunicação para os módulos das MAUs para os ASCB-Ds e LANs,e prover sincronização para os ASCB-Ds.
Quais as outras funções das NICs? Transmissão de configuração do sistema,verificação de configuração dos canais,monitoramento da inicialização das PWR SUPLY e operação dos FANs,e ainda fornece data e hora ao sistema.
Quantas são as NICs na configuração do 170? Há seis NICs,sendo duas para cada MAU.
O que é o PROC(Processing).Para que serve? É um módulo de computação.É capaz de hospedar funções múltiplas.
Cite funções que o PROC hospeda? FMS,Aplicação de Dados do AR,Geração de Gráficos,Monitor de Alarmes,etc.
Quantos são os PROC,e onde vem instalados? São seis,e sempre onde há um NIC,tem associado um PROC.
O que são os PWR SPLY, e quantos são? São os módulos de alimentação,que fornecem a alimentação necessária a cada canal das MAUs.Existem 3 na MAU 1(20 slots) ,e 2 nas MAUs 2 e 3(16 slots).
O que são basicamente os módulos IO? São os módulos que fazem a interface das MAUs com as LRUs.
Quantos tipos de módulos IO existem.Quais são? Existem tres tipos de módulos IO.Generic IO,Custom IO e Control IO.
Qual a finalidade dos Módulos tipo Generic IO? Eles tem por finalidade traduzir os dados de dentro e fora do ASCB-D, pelo backplane da MAU.
O que contém os módulos Generic IO? Contém um MIX padrão de ARINC 429 e interfaces IO discretas e análogas,
Como são os módulos Generic IO? São módulos duplos,tipo sanduiche, e cada um é conectado em separado ao backplane da MAU.
Quantos são os módulos tipo Generic IO existentes no Sistema Aviônico do 170? Temos três módulos,na configuração do 170, um para cada MAU.
Qual a finalidade dos módulos tipo Custom IO? São similares aos Generic IO, traduzindo dados de dentro e fora dos ASCB_Ds, porém as suas interfaces são mais especializadas.
Quais são essas interfaces especializadas que são feitas pelos Custom IOs? São interfaces tipo flight data recorder(ARINC-717) e outras que não podem ser traduzidas pelos módulos IO como LVDT,transdutores de pressão,sensores de temperatura das baterias,etc...
Como são os módulos tipo Custom IO existentes no Sistema Aviônico do 170? São módulos duplos,tipo sanduiche, e cada um é conectado em separado ao backplane da MAU,
Quantos são os módulos tipo Custom IO, existentes no Sistema Aviônico do 170? Há dois módulos na configuração do 170, um na MAU 1 e outro na MAU 3.
Como são os módulos tipo Control IO existentes no sistema aviônico do 170 São similares aos IO anteriores,porém são especializados em controles de interfaces específicas.
Que tipo de interfaces específicas são atendidas pelos Control IO Control de displays e MCDUs, armaz o software de controle espec e ainda os 2 Drivers de alarme aural que operam como Mestre/Escravo,ger tons de alerta como toques únicos ou triplos, campainhas de fogo(motor,APU e compt de carga)e msg de voz(TCAS e GPWS).
Nesta funções de alarme dos Control IO, no caso de alarmes múltiplos,qual a prioridade entre os mesmos EGPWS,TCAS,fogo,sobre velocidade,trem de pouso,que obedecem a sequência e nunca são truncados.
Quantos são os módulos Control IO,e onde estão instalados? São em número de dois,e estão instalados um na MAU 1,e outro na MAU 2.
Qual a finalidade do módulo DATA-BASE? Tem como finalidade armazenar grandes arquivos de dados,que podem ser acessados por outros dispositivos do sistema aviônico,via serviço central do sistema de arquivos.
O que tem no módulo DATA-BASE? Quantos são os módulos DATA-BASE? Contém cópias de todos os arquivos de softwares das MAUs,DUs e NIMS.Há somente um módulo no 170,instalado na MAU 2.
Qual a finalidade do módulo AIOP? São módulos duplos,cujas finalidades são o gerenciamento do piloto-automático,yaw damper,pitch trim e flight guidance.
Quantos são os módulos tipo AIOP existentes na arquitetura do EMB-170? São em número de quatro,instalados dois na MAU 1,um na MAU 2 e um na MAU 3.
Qual a finalidade dos módulos FCM? Tem por finalidade o gerenciamento do sistema de "Fly-by-wire".
Quantos são os móduloa FCM,e onde estão instalados? São em número de quatro,e estão instalados dois na MAU 1,e dois na MAU 3.
O que é o módulo EGPWM? É o módulo que alerta e adverte na prevenção de proximidade do solo,bem como,fornece à tripulação alarme de detecção de windshear.
Quantos são e onde estão instalados os módulos EGPWM? Há somente um,instalado na MAU 2.
Qual a finalidade do módulo CMC?Quantos são,e onde estão instalados? Tem por finalidade armazenar,gerenciar e permitir efetuar o diagnóstico do sistema,análise de condições de falha para manutenção e rigagem do sistema Flight Control.Existe somente um módulo,instalado na MAU 1.
Qual a finalidade do AMM(Air management module)?Quantos são? É usado para preencher os slots reservas no gabinete da MAU,com a finalidade de manter uma refrigeração adequada da unidade.
Qual a finalidade do módulo AGM(Advanced Graphic Module? Existe somente provisão para instalação.Atualmente a função e feita por uma LRU.
Qual a função do módulo NWSCM(Liebher)?Quantos são? É um módulo duplo,que tem por finalidade verificar as condições de operação do steering.Na configuração do 170 há somente um na MAU 2.
Qual a finalidade do módulo PSEM(Proximity module electronic module)(Eldec)?Quantos são,e onde estão instalados? Monitorar os sensores de proximidade(portas e TDP).São dois módulos,instalados un na MAU 1,e outro na MAU 3.
Qual a função do módulo GPS(Global Positioning System)(Canada Bae system)?Quantos são e onde estão instalados? É o módulo que possui o sensor de navegação por satélite,que na configuração bãsica do ERJ-170,é utilizada somente uma unidade,sendo que a segunda é considerada opcional.Instalado na MAU 1.Se houver a segunda opcional,será instalada na MAU 3.
Qual a função do módulo BCM(Brake Control Módule)(Hydro Aire).Quantos são e onde estão localizados? É o módulo que faz o controle dos sistemas de freios principais da aeronave.São utilizados dois módulos,sendo um para os freios internos,na MAU 2,e um para os freios externos,na MAU 1.
Qual a função do módulo Autobrake(Hydro Aire)?Quantos são e onde estão instalados? É um módulo opcional do sistema de freio,no qual o comando é feito eletricamente.Há somente um módulo na MAU 2.
Qual a função do módulo EVM?Quantos são e onde estão instalados? É o módulo que faz as interfaces com o motor para as indicações de vibração.Há somente um,instalado na MAU 3.
O que é a função MW(Monitor Warning)? É uma função que reside nos processadores em diferentes MAUs(1 e 2),e monitoram continuamente os vários sistemas da aeronave,fazem a lógica de controle,e operam como prioritário e não-prioritário.
Qual o MWF considerado prioritário entre os dois? O MWF que primeiro energiza,é considerado prioritário.
Como fica o MWF não prioritário? Opera como reserva,e em caso de falha do prioritário,o não prioritário assume automaticamente.
Qual a responsabilidade dos MWF? É responsável pelos anúncios aos tripulantes,e todos os alarmes aurais aviônicos(exceto TCAS).
Para onde é transmitida a informação de controle do MWF,e atravéz de que meio? É transmitida para o gerador de tons,via ASCB-D.
O que acontece se ambos canais do MWF se tornarem inoperantes? Será mostrada a mensagem "AURAL WRN SYS FAIL" no EICAS.
Quantos são os níveis de alerta gerados pelos MWF,e quais são dentro do grau de prioridade descendente? Emergência,anormais,aviso e informação.
O que são alertas de emergência? São alertas de nível 3,e correspondem a uma situação onde a aeronave está numa configuração de grande risco,ou falhas graves em sistema da aeronave,que necessitam de ação imediata dos pilotos.
O que são alertas anormais? São alertas de nível 2,e correspondem a uma situação onde soa um único toque ou uma mensagem de voz do TCAS.
O que são alertas de aviso? São alertas de nível 1 e correspondem a situações onde soa um único sinal de alerta,que é automaticamente cancelado,e os pilotos devem tomar conhecimento.
Cite exemplos de alertas de nível 1. Quando o Auto-Throttle é desativado ou quando a altitude sem querer sai da altitude selecionada.
O que são alertas de informação? São alertas de nível 0 e correspondem a uma situação como quando a aeronave está na configuração de decolagem ou durante um mal funcionamento do trim.
O que faz a função monitor de alarmes (MWF)com relação ao CMC? Continuamente fornece ao CMC uma lista de todas as mensagens CAS e indicação de status de cada mensagem.
O que faz o CMC com as mensagens CAS? Relaciona as mensagens CAS com as mensagens de manutenção,e armazena estas informações no FHDB(Fault History DataBase).
O que faz também o MW em relação ao CMC? O MW monitora o status do CMC via ASCB-D.Se o CMC falhar,uma mensagem CAS correspondente será apresentada no CAS.
O que significa a sigla ADA? Air data application.
Quais as funções dos ADAs? Receber entradas de outros sistemas que são usadas em cálculos ou correções dos parâmetros dos dados do ar,e manda para o backplane,para serem utilizados por outros sistemas.
Quais os dados que os smartprobes(ADSP) fornecem para os ADAs? Pressão total,pressão parcial,AOA local(Angle of Attack)e TAT(Total air temperature.
Quais os componentes do Sistema de Dados do Ar da aeronave(ADS)170? Os ADSP,probes de TAT,e o ajuste barométrico,em conjunto com os ADAs.
O que significa a sigla CMS? Configuration Monitor System.
Em quantos níveis é feito o monitoramento da configuração do sistema? Em três níveis.
Quais são os níveis do monitoramento de condição do sistema? Nível de sistema,nível de hospedagem e nível de cliente.
O monitoramento a nível de sistema ocorre onde? Nos processadores 2 e 6,
O monitoramento a nível de hospedagem ocorre onde? Nas NICs,onde compara sua própria configuração com a dos APMs, e a do Arquivo de Configuração Mestre(na NIC)e ainda,monitora a configuração de cada cliente conectado a seu backplane.
O monitoramento a nível de cliente ocorre como? Cada cliente das NICs é responsável por informar o hardware e PNs de software para as NICs.
Quais as funções que fazem papel de apoio ao sistema,fazendo interface ao usuário final? As funções de Monitor de Alarmes(MWF),a Função de Geração de Gráficos e o CMC.
As interfaces dessas funções de apoio ao sistema são usadas com que finalidade? Para alertar a tripulação no caso de segurança(falha)e provê meios para o pessoal de manutenção reparar itens associados aa falhas de configuração.
O que faz o controle de configuração no Primus Epic? Monitora a configuração do hardware e do software de todos os módulos das MAUs,de todos os Displays,das NIMs nos MRCs,e das SPDAs,e compara com o Arquivo de Configuração Mestre na NIC.
O que mais faz o controle de configuração no Primus Epic? Faz anúncio de falhas de configuração.
O que mais ainda faz o controle de configuração no Primus Epic? Hospeda aplicações múltiplas de software divididas dentro de uma única plataforma de execução.
O que mais ainda faz o controle de configuração no Primus Epic? Mostra software de controle eletrônico de P/N e status de modificação para identificação dos componentes do sistema.
O que mais faz o controle de configuração no Primus Epic? Carregamento de uma configuração mínima para uma verificação rápida nas LRUs.
O que significa a sigla ECL? Electronic Check List.
Qual a finalidade do ECL? Tem por finalidade ajudar a tripulação nas operações de controle da aeronave,reduzindo a carga de trabalho dos pilotos e melhorando o desempenho ao longo do vôo.
Como é feito o acesso ao ECL? Através dos CCDs, nos MFDs.
O que significa a sigla FMS? Flight Management System.
O que faz o FMS? Fornece capacidade completa de planejamento do vôo,incluindo previsão de combustível e tempo.
Qual sua interface com o piloto automático? Uma vez programado,pode fornecer controle das saidas para o piloto automático,para voar na rota planejada e também mostra via EDS o plano de vôo e informação de status.
O que significa ADMS AIRCRAFT DIAGNOSTIC MAINTENANCE SYSTEM.
O que é o sistema de manutenção do EMB-170 É uma interface centralizada que os mecânicos usam para executar a maioria das atividades de manutenção da aeronave.
Quais as atividades propiciadas pelo CMC que facilitam a mautenção Armazenagem e indicação(displays) das mensagens de manutenção,além de possibilitar acesso às páginas de manutenção para inicializar testes em sistemas.
O que compreende o ADMS Compreende um Módulo Computador Central de Manutenção(CMCM),que incorpora o CMCF(Central Maintenance Computer Function),e o ACMS(Aircraft Condition Monitoring System),que incorpora o ACMF(Aircraft Comdition Monitoring System).
Como é programado o CMCM Via GSE(Ground Support Equipment),e os opcionais:Um terminal remoto e uma DMU(Data Management Unit).
Como o CMC comunica e recebe informações dos sistemas Através do ASCB-D para ASCB-D ou através do ASCB-D via Generic I/O e ARINC 429 para ARINC 429.
O que faz o software CMCF armazenado no CMC Fornece dados de carregamento de software e dados para processamento de falhas.
Qual o coração do sistema ADMS O software CMCF.
Qual a primeira funcionalidade oferecida pelo software CMCF Indicação de mensagens de manutenção(Ativa,Perna Atual,Histórico por ATA ou Data,Mensagens com correlação CAS e detalhes das mensagens de manutenção).
Qual a segunda funcionalidade oferecida pelo software CMCF Diagnóstico dos sistemas(Testes e Rigagem).
Qual a terceira funcionalidade oferecida pelo software CMCF Manutenção Ampliada e histórico de falhas(FHDB).
Qual a quarta funcionalidade oferecida pelo software CMCF
Qual a quinta funcionalidade oferecida pelo software CMCF Terminal remoto,que permite o link das funções CMC.
Qual a sexta funcionalidade oferecida pelo software CMCF Manual de manutenção on-line(Terminal Remoto via CD).
Qual a sétima funcionalidade oferecida pelo software CMCF Relatório de falhas no ar,comunicação via ASCB-D.
Qual a Base do Histórico de Falhas(Memória) 10 MB,o que corresponde a uma média anual esperada das falhas.
Na memória do CMC,como são apagadas as mensagens antigas,quando a memória está completa O CMC do EMB-170 não tem a função de apagamento das mensagens.Uma vez o limite de armazenagem é alcançado,as mais velhas gravadas são apagadas primeiro.
Quando é iniciada a operação do CMC Logo que a aeronave é energizada,os sistemas ligados ao ADMS enviam informações via ASCB-D e ARINC-429,e estas são armazenadas e verificadas durante o processo de manutenção,para correção0 e verificação das falhas.
Como se acessa o CMC Só é acessível quando no solo,utilizando o CCD2 e MFD2,ou terminal remoto opcional.
Onde fica localizada a DMU No console do observador,atrás do co-piloto.
Qual o significado de ACARS AIRCRAFT COMMUNICATION ADDRESSING AND REPORTING SYSTEM
O que é o SATCOM É um sistema que fornece comunicação de dados e voz.
Que recursos possui o SATCOM,e quais os serviços que pode prestar O SATCOM possui 7 canais,sendo 6 de voz e 1 de dados,que podem oferecer serviços de telefonia,fax e comunicação para PCs(opcionais.
E ainda que outros serviços pode prestar o SATCOM além dos já citados Ainda serviço de comunicações para controle de tráfego aéreo(futuro)e capacidade de comunicação data/link/ACARS via CMF da MAU.
Quais os componentes do sistema SATCOM A Sattelite Data Unit(SDU) e a High Power Amplifier(HPA).
Quais as interfaces diretas da SDU Com as MCDUs para controle e seleção dos canais de comunicação,com as barras de áudio digital das MRCs para seleção do canal pelo AV-900 no cockpit,
O que mais o SDU fornece Fornece interface análoga e digital para telefone na cabine de passageiros,para fax e para PCs.
Que informação a SDU recebe do sistema IRS,e qual o tipo de barramento Recebe informação de altitude e posição da aeronave através de ARINC 429.
Qual a função da PRINTER(Impressora) Imprimir dados do CMC e dados externos vindos pelo ACARS.
O que faz a DMU Carregar e descarregar dados da mídia ou do CMC.
Qual a função da interface do Relógio Digital com o GPS Fornecer hora e data.
Qual a característica da CAN BUS É o barramento do sistema fly-by-wire,que não deixa acontecer interferência no sinal(Usado em comandos de vôo).
Para que serve a bateria 3 É um BACK-UP para o Sistema FLY-BY-WIRE.
Qual a condição atual do MMRC VHF COM Mudou para VHF3.
Qual o principal barramento de comunicação O ASCB-D.
O que significa a sigla ASCB-D AVIONIC STANDARD COMMUNICATION BUS
O que significa LAN LOCAL AREA NETWORK
Como é o barramento ASCB-D É um barramento de alta capacidade(10Mb/sec),executado através de um par de fios trançados.
Quantos são os ASBC-ds São em número de quatro,sendo dois primários e dois secundários.
Qual a necessidade de quatro barramentos É para atender aos requisitos de redundância.
O que é o barramento LAN É um barramento não essencial,que é baseado no Eternet 10base2(Cabo coaxial).
Qual o emprego do barramento LAN É usado para transferência de dados armazenados,manutenção e testes.É uma rede de comunicação de dados.
Como se acessa o barramento LAN Através de 3 Terminais Remotos,onde se conectam LAP-TOPs.
Onde se localizam os terminais remotos dos barramentos LAN e ASCB-D No cockpit,no painel de rampa(Próximo à tomada AC),e no compartimento aviônico central.
Qual o barramento específico para utilização dos DVDR's ARINC 717.
Qual o barramento utilizado para comunicação entre os LRUs(stand alone)e as MAUs ARINC 429
Como é a comunicação no barramento ARINC 429. Comunicação unidirecional,serial.
Quais as vantagens dos barramentos ARINC 429 É barato.Basicamente custo de fios.
Qual a desvantagem dos barramentos ARINC 429 Tem mais peso,por ser fio.
Como são passados os dados nos barramentos ARINC 717 São passados por pacotes.
Os dados passados dos DVDR's pelos barramentos ARINC 717 entram nas MAU's por que módulos Módulos Custom I/O.
Qual o tipo de barramento utilizado na comunicação entre computadores da aeronave Os barramentos RS 422.
Os barramentos ASBC-D e LAN recebem energia elétrica de onde Estes barramentos não tem energização elétrica.Eles recebem inputs elétricos dos componentes de interface.
Quem controla e define o fluxo de dados nos sistemas São as NIC's(LRM's,ASCB-D e LAN's) e NIM's(LRM's,LAN's,SPDA's e Barramentos de Áudio Digitais).
Onde ficam as NIM's Nas MRC's.
Onde ficam as NIC's Nas MAU's.
O que praticamente é comum a todos os módulos das MAU's Todos possuem praticamente um programa particular.
Como os módulos das MAU's se comunicam com as Backplanes Através das BIC's.
Onde se posiciona inicialmente o cursor nos MFD's Inicialmente nos cantos inferiores esquerdo ou direito.
Qual o campo de ação de cada CCD O esquerdo atua nas duas DU's à esquerda e mais a central.O direito nas nas duas DU's à direita e mais a central.
Na filosofia de cores utilizada no sistema EDS,qual o emprego da cor vermelha Mensagens CAS de advertência,Envelope de Vôo e limite dos sistemas,e Instrumentos primários inválidos.
Na filosofia de cores utilizada no sistema EDS,qual o emprego da cor ambar Condiçóes de alerta,Mensagem CAS de alerta,Dados inválidos ou indisponíveis,e indicação de falhas de comparação.
Na filosofia de cores utilizada no sistema EDS,qual o emprego da cor magenta Rota ativa e plano de vôo,Flight Guidance Cue(Indicação de Direção de Vôo),e Modos armados de L-NAV e V-NAV.
Na filosofia de cores utilizada no sistema EDS,qual o emprego da cor ciano Dados de aviso,Mensagens CAS de aviso,Dados selecionados pelo piloto.
Na filosofia de cores utilizada no sistema EDS,qual o emprego da cor verde Indica padrões normais.Modos capturados(exceto L-NAV e V-NAV),Dados correntes(atuais).Dados de NAVAID,e Status ON dos sinóticos dos displays.
Na filosofia de cores utilizada no sistema EDS,qual o emprego da cor cinza Legendas,Símbolos das unidades e Caixas de limites para indicação de informação.
Na filosofia de cores utilizada no sistema EDS,qual o emprego da cor branca Modos standby ou armados,Dados de status,mensagens CAS de status,Escalas e figuras associadas,Label(rótulo ou etiqueta),e Status OFF dos sinóticos dos displays.
Na filosofia de cores utilizada no sistema EDS,qual o emprego da cor azul Céu.
Na filosofia de cores utilizada no sistema EDS,qual o emprego da cor Marrom Terra.
Que componente define a condição de Windshear Os Smart-Probes.
Em função de que parâmetros os Smart-Probes definem a condição de windshear Em função de temperatura e pressão.
Normalmente abaixo de que altitude opera o sistema de detecção de windshear Abaixo de 1500pés.
Até que altitude opera o radar altímetro Até 2500pés.
Quantas vezes soa o sinal sonoro de windshear Até três vezes.
Onde é feito o ajuste primário dos VHF COMM e VHF NAV O ajuste primário é feito nos MCDU's.
Onde é feito o ajuste secundário dos VHF COMM e VHF NAV. O ajuste secundário é feito nos CCD's.
Quais os três modos de display do HSI Rose,Arc e Arc+Map.
Qual o limite de mensagens por página no CAS do EICAS Até 15 mensagens por página.
Qual a função básica do sistema inercial(IRUs-Micro Inertial Reference Units) Tem como função básica fornecer a atitude(pitch e roll) e proa(heading) precisas,e fornece ainda informação de posição(latitude e longitude),para auxílio à navegação.
Em que se baseia o sistema inercial para fornecer as indicações de proa,atitude e posição Baseia-se nos acelerômetros e giros eletrônicos que medem o movimento linear e a razão de variação angular em torno dos três eixos.
Como são estes acelerômetros e giros São eletrônicos,baseados em tecnologia de laser,fibras óticas e código de barras.
Quais as principais características dos IRU's Versão de tamanho reduzido,Interface ARINC 429 para as MAU's,Capacidade de alinhamento em vôo,Lógica de controle automática,Entrada dupla de energia,Interface com CMC,e Alinhamento eletrônico da bandeja.
Onde fica o painel de controle do sistema inercial Este sistema não tem mais painel de controle,
Quando o sistema inercial corrige o erro de posição A cada pouso,o inercial pega a informação de posição do GPS,para correção do erro de posição.
O que acontece se o sistema inercial perder energia em vôo,e esta energia voltar após algum tempo Em caso de perda de energia do inercial em vôo,se a mesma voltar,o GPS automaticamente realinha o inercial.
O que é a APM É o módulo de personalização da aeronave.
Como pode ser feita a inicialização do Inercial Pelo FMS ou pelo GPS.
Como é feita a inicialização pelo FMS As entradas dos dados são feitas manualmente pela tripulação,via MCDUs.
Como é feita a inicialização pelo GPS As entradas dos dados são feitas automaticamente.
Que tipo de proa o sistema inercial indica O sistema indica proa verdadeira,corrigida para proa magnética automaticamente,por uma tabela de declinação magnética,existente no banco de dados da unidade.
Onde são mostradas as indicações do Radar Altímetro As indicações são mostradas nos PFD's.
Quais os componentes do Radar Altímetro Êle se compõe de uma unidade,duas antenas e um módulo de configuração.
Qual a função básica do Radar Altímetro A função básica do Radar Altímetro é fornecer à tripulação a altitude(AGL)da aeronave até o solo,durante as fases de aproximação e pouso,e anúncio da altitude de decisão.
Por que o Radar Altímetro tem duas antenas Porque tem uma de transmissão(Dianteira),e outra de recepção(Trazeira).
Qual a aplicação do radar do EMB-170 É idêntico ao do EMB-145.É somente meteorológico.
O que o Radar do EMB-170 tem capacidade de detetar Êle deteta água(chuva),não deteta mais nada(Ex.:Outro avião).
Qual o alcance do Radar do EMB-170 Tem um alcance de até 300NM.
Que modelo de Radar equipa o EMB-170 Tem dois modelos.O WU660,que é o mesmo Radar do EMB-145,e o W880,que tem condição de detetar turbulência até 50NM.
Quais os componentes do Radar Uma antena de 18"(Tem a opção de uma antena de 24",para o modelo WU880),integrada ao transmissor e receptor(RTA),e dois controladores virtuais que aparecem nos MFD's,como itens básicos,controlados pelos CCDs.
Quais as principais características operacionais do Radar Captar condições meteorológicas e mapeamento do solo(GMAP),Sensor Radar de quatro cores,Interface RS 422 para as MAUs,e Seleção de Modos e Funções,Alcance e Inclinação de Antena feitos pelos CCDs no painel virtual.
Onde aparece o painel virtual Nos MFDs.
No painel virtual,o que significa a função FSBY OVRD É a função para ligar o Radar no solo(Em segurança).
No painel virtual,o que significa a função LX É para ligar/desligar o LSS.
Quais as funções de modos de operação do Radar que aparecem no painel virtual WX,GMAP,STBY,OFF<SECT,STAB OFF,VAR Gain,Gain,TGT,RCT,ACT,TURB.
Onde se ajusta a função(modo) VAR Gain É ajustada no CCD.
A que displays o Radar tem barras de imagens diretamente dedicadas Aos displays PFDs e MFDs.
Qual a função RCT(Reação) É a função reação,que fornece a densidade das diversas camadas de nuvens,em cores e tons diferenciados.
Quais as funções exclusivas do Radar W880,que aparecem no display digital ACT e TURB
O que significa ACT Altitude compensator tilt.
O que propicia a função ACT É a função que mantém estabilizada a imagem do horizonte,durante subida ou descida.
O que é o ajuste de TILT É o ajuste de inclinação da varredura.
Qual piloto tem condição de fazer o ajuste de TILT Cada piloto pode ajustar a sua.
Qual a capacidade de gravação do DVDR 120 minutos(2 horas)de Áudio,25 horas de Dados de Vôo,120 minutos(2 horas) de Mensagens de Comunicação Digitais e Hora GMT,
Onde estão instalados os DVDRs. Um no compartimento aviônico dianteiro,e outro no compartimento aviônico traseiro.
Qual o significado de DVDR DIGITAL VOICE/DATA RECORDER
Na função FDR quantos parâmetros são registrados São mandatórios 88 parâmetros,mas no EMB-170 são gravados 200.
Qual a interface dos DVDRs para retorno de dados(Download) É através de uma conexão para cartão PCMCIA.
O que significa PCMCIA PERSONAL COMPUTER MODULE CARD INTERNATIONAL ASSOCIATION.
O que significa ULB UNDERWATER LOCATER BEACON(Sinalizador de localização subaquático).
Que tipo de sinal o ULB emite Sinal sonoro, para ser detetado por sonar.
Qual o tempo de duração das baterias do ULB 48 horas?
Quantos são os AIR DATA SMART PROBES São em número de quatro.
Para que serve o Sistema de Dados do AR(ADS) Fornecer informação primária dos dados do ar para os Displays,Flight Controls e outros aviônicos.
Onde são montados os elementos sensores do ADC Nos quatro ADSP.
Que parâmetros são captados pelos SMART PROBES Pressão total,pressão estática,AOA(Angle OF Attack).
Os parâmetros captados pelos SMART PROBES são disponibilizados para que unidades São enviados ao ADA,e após correção enviados aos displays da tripulação.
O que é o ADA è uma função de processamento dos dados do ar,que está inserida nos processadores dos módulos NIC.
Além da função ADA e dos SMART PROBES,que outros componentes fazem parte do sistema ADS Duas tomadas de TAT(Total Air Temperature).
Qual o tipo de barramento que faz a ligação entre os Smart Probes e os Generic I/O nas MAUs ARINC 429.
Com quais canais das ADSPs os TAT1 e 2 se comunicam Com os ADSP 1A/2A e 3A/4A.
Qual o tipo de ligação(conecção)existente entre os TAT e os ADSPs Por fio(Analógica).
Quantos canais tem cada ADSP Dois canais(A e B).
Como é feita a medida de AOA Através de dois orifícios no tubo de pitot de cada ADSP,um superior e outro inferior,que em função da diferença de pressão entre os mesmos,que é variável pela da atitude da aeronave,estabelece para o sistema o ângulo de ataque.
A que MAU se reportam os canais 1A/2A MAU1.
A que MAU se reportam os canais 3A/4A MAU2.
A que MAU se reportam os canais 3B/4B MAU3.
Que outro componente recebe informações dos canais 3B/4B via ARINC 429 O EIS.
Qual o significado de IES Integrated Electronic Standby.
Quais os canais exclusivos de ADSP para o IES Os canais 1B/2B.
Em que painel estão alocadas as switches para ligar o sistema ADS Não há switches para ligar.O sistema liga automaticamente com a energização da aeronave? E seu aquecimento tem também controle automático.
Qual o significado de TCAS TRAFFIC COLLISION AVOIDANCE SYSTEM.
Quais os tipos de Transponders existentes na aviação que permitem a interrogação pelo TCAS A,C e S.
O que indica o Transponder tipo A Só indica a existência de aeronave na área.
O que indica o Transponder tipo C. Indica a existência de aeronave e a altitude da mesma.
O que indica o Transponder tipo S Indica a existência da aeronave,a altitude e a ve3locidade da mesma.
Qual o tipo de Transponder que equipa o EMB-170 O Transponder tipo S.
Qual o critério(Lógica)utilizada pelos TCAS para definir a ação(RA) a ser executada para separação das aeronaves O TCAS mais novo manda subir(Definição da idade pelo Serial Number do Equipamento).
O código do Transponder é inserido por qual controle É inserido nos MCDUs.
Quantas antenas tem o TCAS Duas antenas.Uma superior e outra inferior à fuselagem.
Qual a característica da antena superior Ela é direcional.
Qual a característica da antena inferior Ela é omnidirecional.
Qual a faixa de alcance do TCAS 120MN.
Quantos são os níveis de aviso e quais são São dois.TA(Traffic Advisories) e RA(Resolution Advisories).
Qual o símbolo utilizado no TA(Traffic Advisories),e qual o tempo até a área de colisão O TA é representado por um círculo sólido ambar,e mostra a aeronave intrusa entrando na área de alerta,de 35 a 45 segundos da área de colisão.
Qual o símbolo utilizado na RA(Resolution Advisories,e qual o tempo até a área de colisão A RA é representada por um quadrado sólido vermelho,e mostra a aeronave intrusa entrando na área de perigo,20 a 30 segundos da área de colisão.
Qual a indicação do TCAS se a aeronave intrusa estiver equipada com Transponder tipo A Resultará numa indicação de detecção e mostra de TA.
Qual a função da indicação ABS no painel digital do TCAS Serve para mudar de altitude relativa para absoluta.
Qual a simbologia utilizada para uma RA corretiva Consiste de uma ou duas zonas trapezoidais vermelhas(avoidance) e um retângulo verde(Fly To
Qual a simbologia utizada para uma RA corretiva Consiste de uma ou duas zonas trapezoidais vermelhas(Avoidance).
O que significa PT na tela do TCAS Proximate traffic.
Quais as características do PT Indica aeronave dentro de 6,5NM,a +-1200pés de altitude relativa.
Qual o símbolo que representa um PT Um diamante sólido em ciano.
O que significa OT na tela do TCAS Other traffic.
Quais as características do OT Indica outros tráfegos numa altitude de +-2700 pés,
Qual o símbolo que representa um OT Um diamante oco em ciano.
Qual o modo que entra automaticamente no TCAS abaixo de 500pés AGL TA.
Como se compõe o sistema de comunicação É composto pelo Sistema Rádio Comunicação com várias antenas,Sistema de Interfone,Sistema de Anúncio aos Passageiros e pelos Descarregadores de Estática.
O que permite o sistema de Rádio Comunicação Permite ao tripulante comunicação ar/ar e ar/solo pelos VHFs,via três painéis(AV-900),um para cada membro da tripulação.
Além da comunicação VHF,o que mais controlam os painéis AV-900 Também controlam todos os canais de áudio de comunicação e navegação.
O que permite o sistema de interfone Permite comunicação entre os tripulantes e entre o pessoal de rampa.
O que fornece o Sistema de Anúncio aos passageiros Fornece a comunicação necessária da tripulação e comissaria com os passageiros,e também anúncio de mensagens pré-gravadas pelos alto-falantes.
O que significa PACIC PASSENGER ADRESS CABIN INTERPHONE CONTROLLER.
O que é o PACIC É a unidade amplificadora do Sistema de Anúncio aos passageiros.
Onde fica localizado o PACIC No compartimento aviônico dianteiro.
Qual a finalidade dos descarregadores de estática Têm o propósito de diminuir a interferência da eletricidade estática nas rádio comunicações.
Quais os recursos de navegação que tem áudio de identificação da localidade por código morse NAV,ADF e DME.
Como a tripulação é informada que uma chamada está sendo efetuada pelo SELCAL A lâmpada acende quando recebendo uma MSG para a aeronave.
Para que serve o botão de seleção de backup de volume Serve para selecionar entre a operação normal(Áudio digital),e a operação de backup(Áudio analógico).
O que permite a função backup volume Permite que cada piloto fale apenas com o seu equipamento de VHF.
Como opera a tecla PA(Passenger Adresses) Para transmitir,os tripulantes tem que manter a mesma comprimida.
Qual a escala do ajuste de volume de áudio De 0 a 99.
Que equipamentos de rádio navegação e comunicação estão instalados nos MRCs VHF/COMM,VHF/NAV,DME,ADF e Transponder.
Quais os meios primários de selecão e sintonia dos rádios São os MCDUs.
Quais os meios secundários de seleção e sintonia dos rádios São os CCDs e os PFDs.
Qual a localização dos MRCs(MODULAR RADIO CABINET) Um(MRC1) é instalado no compartimento eletrônico dianteiro,e outro(MRC2) no compartimento eletrônico traseiro.
Como os MRCs estão conectados ao sistema Via ASCB-D por um cartão chamado NIM.
Qual o significado de NIM NETWORK INTERFACE MODULE.
O cartão NIM permite a interface do ASCB-D e outras com que outros componentes Com as MAUs,MCDUs,Displays e outros sistemas da aeronave,por barras de áudio digital e de microfone,que estão conectadas a três painéis de controle de áudio,auto-falantes da cabine,headsets e microfones.
Qual o detalhe da existência do ADF no gabinete MRC2 Neste caso o módulo ADF é opcional.
Quais os sistemas de navegação atendidos pelo VHF/NAV VOR e ILS.
O que propicia o sistema VHF/NAV(VOR e ILS) Habilita a navegação em rota,em área terminal,e orientação na aproximação e pouso,usando LOC,GS e MKR BCN.
O que significa DME DISTANCE MEASURING EQUIPMENT
O que propicia o DME Habilita a navegação terminal e orientação de área,dando a distância,tempo para a estação e identificação da estação.
Como é feita a sintonia de frequência do DME É automática e emparelhada com as do VHF NAV.
De que componentes consiste o DME De um módulo e uma antena.
O DME se conecta,através de ASCB-D,com que componentes Com o Sistema de Displays e FMS.
O que significa ADF AUTOMATIC DIRECTION FINDER.
O que propicia o ADF Habilita a navegação terminal e orientação de área.
Para que componentes e como é transmitido o Áudio do ADF É transmitido pela barra digital de áudio para cada painel de áudio no sistema.
O que é provido por cada Transponder(XPDR)modo S Provê funções convencional e avançada de ATC.
Qual o barramento de comunicação entre as NIMs das MRCs Barramento de áudio digital.
O que faz o IES Executa a computação e indica no seu display funções principais de vôo.
Quando é principalmente utilizado o IES É utilizado principalmente quando há falha das DUs.
Que sensores internos o IES não possui Não possui sensores para dados do ar.
Quais sensores internos que o IES possui. Somente possui sensores internos para pitch e roll(Plataforma própria com giros e acelerômetros).
Quais as fontes do sistema de dados do ar para o IES Os canais B do ADSP 1,2,3 e 4.
O que significa ELT Transmissor Localizador de Emergência.(Emergency Locator.Transmitter
O que fornece o ELT Fornece transmissões automáticas padrão,via satélite,no evento da colisão da aeronave.
O que é o opcional do ELT/NAV É um recurso adicional,que fornece dados de posição(lat/long) ao ESLT,quando ativado.
Onde está instalado o ELT Está localizado no compartimento eletrônico traseiro,acima do armário elétrico.
Qual o tempo de duração média da bateria do ELT 24 horas no transmissor de 406MHZ.
Quais as frequências de transmissão do ELT 121.5Mhz,243Mhrs e 4o6Mrz.
Como é o sinal de transmissao dos VHF Os sinais das frequências de 121.5/243MHz é contínuo.
Como é o sinal de transmissão do VHF 406MHz O sinal é transmitido a cada 50msegs.
Qual o êrro médio do ELT com o sinal de 406MHz, via satélite. 1 a 2 Km.
Qual o êrro médio dos sinais de 121.5/243MHz. 20 Km.
Qual componente do sistema gera o sinal sonoro para facilitar a localização da unidade quando indevidamente acionada.Ex.:Na Unidade,na Fábrica(Linha/Almoxarifado)etc...) O buzzer(Buzina).
Qual o valor de desaceleração necessário para armar a Internal G-switch 4,5+-0,5Fps
Qual o erro médio do equipamento quando possui o ELT/NAV(Opcional) 100m.
Que informação o ELT/NAV recebe do GPS,e isto é feito através de que barramento Recebe informação de posição,do GPS,através de barramento ARINC 429.
Que dados são transmitidos pelo equipamento A/C ID code,S/N Transm. e Country code.
Quais as principais funções do Relógio Digital Função de relógio,calendário,cronômetro e sincronização com o GPS.
Onde se localiza o Relógio Digital Na parte superior do painel central,entre o display do EICAS e o display do MFD2.
O que significa UTC Universal Time Coordinate.É a hora ZULU.
O que significa ET ELAPSED TIME.
O que computa a função ET O tempo de Vôo decorrido.
Como é acionada a contagem de tempo de vôo no ET Automaticamente pela mudança do sinal WOW na decolagem e pouso.
Onde está localizada a bússola magnética(Bússola Chinesa) É montada na estrutura central do parabrisas.
Qual a finalidade básica da bússola magnética É usada como uma fonte auxiliar de proa,em caso de ausência dos sistemas de indicação dedicados.
Qual o fluido utilizado na bússola magnética Silicone líquido.
Quais os tipos de calibrações utilizadas na bússola magnética 1-Situação normal(Toda a carga);2-Situação de Emergência(Carga reduzida).
Created by: JFER
Popular Aviation sets

 

 



Voices

Use these flashcards to help memorize information. Look at the large card and try to recall what is on the other side. Then click the card to flip it. If you knew the answer, click the green Know box. Otherwise, click the red Don't know box.

When you've placed seven or more cards in the Don't know box, click "retry" to try those cards again.

If you've accidentally put the card in the wrong box, just click on the card to take it out of the box.

You can also use your keyboard to move the cards as follows:

If you are logged in to your account, this website will remember which cards you know and don't know so that they are in the same box the next time you log in.

When you need a break, try one of the other activities listed below the flashcards like Matching, Snowman, or Hungry Bug. Although it may feel like you're playing a game, your brain is still making more connections with the information to help you out.

To see how well you know the information, try the Quiz or Test activity.

Pass complete!
"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards