Busy. Please wait.
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
or

Username is available taken
show password

why


Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.
We do not share your email address with others. It is only used to allow you to reset your password. For details read our Privacy Policy and Terms of Service.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.
Don't know
Know
remaining cards
Save
0:01
To flip the current card, click it or press the Spacebar key.  To move the current card to one of the three colored boxes, click on the box.  You may also press the UP ARROW key to move the card to the "Know" box, the DOWN ARROW key to move the card to the "Don't know" box, or the RIGHT ARROW key to move the card to the Remaining box.  You may also click on the card displayed in any of the three boxes to bring that card back to the center.

Pass complete!

"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards
share
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

Banco de Dados 2

Segunda parte da matéria de BD - Kadu - UGF

QuestionAnswer
85) Citar 2 problemas para a modelagem de projetos de banco de dados.? Complexidade dos dados e flexibilidade de manipulação.
86) Quantas dimensões existem para os modelos de dados relacionais? Explicar? 2 dimensões. É cartesiano, baseado em tabelas (linhas e colunas).
87) Citar 1 modelo de banco de dados que implemente mais de 2 dimensões. OLAP
88) Podemos implementar num banco de dados relacional um arquivo de música, de vídeo, de áudio. De que forma? Sim. São implementados no Banco de Dados Relacional através de colunas do tipo BLOB.
89) Descrever com suas palavras o que é uma tabela? Estrutura de linhas e colunas utilizada no modelo relacional
90) Descrever com suas palavras o que é uma coluna? Tipo de estrutura que possui valores do mesmo tipo
91) Defina com suas palavras o que é o modelo de banco de dados relacional aninhado. ? É uma extensão do modelo relacional em que os domínios podem ser definidos como atômicos ou como relações (tabelas).
92) Citar uma vantagem ao usar o modelo de banco de dados relacional aninhado ao invés do modelo de banco de dados relacional? Um objeto complexo pode ser representado por um único registro de uma tabela aninhada.
93) Baseado na tabela citada abaixo com respectivos registros (dados propriamente ditos), informar se essa tabela pertence ao modelo de banco de dados relacional aninhado e por quê? ? Sim, porque a coluna Lista_palavra_chave contém listas de dados e não dado único.
94) Comentar sobre qual modelo seria melhor para o desenvolvimento de um sistema: modelo de banco de dados relacional ou modelo de banco de dados relacional aninhado. Modelo de Banco de Dados Relacional Aninhado. Utilizado largamente pela computação de produção.
95) Citar 3 modelos diferentes de banco de dados (não pode ser hierárquico e nem em rede): Semântico, Orientado a Objeto, Relacional Aninhado e Funcionais.
96) Defina com suas palavras o que é o modelo de banco de dados orientado a objetos. É um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos.
97) De qual forma as informações são armazenadas no modelo de banco de dados orientado a objetos? Na forma de objetos
98) Citar 2 vantagens do uso do modelo de banco de dados orientado a objetos ao invés do uso do modelo de banco de dados relacional. Facilidade de manipulação de objetos complexos e os dados são manipulados pela aplicação escrita usando linguagens de programação orientada a objetos.
99) Qual é o nome da linguagem usada pelo modelo de banco de dados orientado a objetos que é semelhante ao SQL? Linguagem declarativa: OQL – Object Query Language
100) O modelo de banco de dados orientado a objetos pode armazenar informações como: vídeo, imagem, fotos? Por que? Sim. Pois permite o armazenamento de dados complexos.
101) Citar o nome do SGBD que tem características de modelo de banco de dados orientado a objetos (também apresenta o modelo em rede e relacional). Caché
102) Citar 2 SGBDs que além de serem relacionais também tem características de modelo de banco de dados orientado a objetos Oracle, DB2 e SQL Server.
103) Defina com suas palavras o que é o modelo de banco de dados semi-estruturado. Foi a forma encontrada para conseguir armazenar páginas da internet nos banco de dados.
104) Que tipo de estrutura o modelo de banco de dados semi-estruturado armazena. Baseada na estrutura XML
105) Qual é o vinculo que existe das páginas Web com o modelo de banco de dados semi-estruturado? Foi a forma encontrada para conseguir armazenar páginas Web no banco de dados, já que as páginas web são consideradas sem estruturas próprias.
106) Citar um SGBD relacional que implemente o modelo de banco de dados semi-estruturado. Oracle, DB2
107) Defina com suas palavras o que é o modelo de banco de dados Textual. É um largo conjunto de registros, em que cada registro, contém apenas uma lista de palavras de tamanho arbitrário.
108) Citar uma das etapas usadas pelo modelo de banco de dados Textual, para fazer buscas em palavras Identificação de palavras, remoção de stopwords e word stemming
109) Os modelos de banco de dados relacionais implementam o modelo de banco de dados Textual? Explicar. Sim. Fazem buscas mais otimizadas ao referenciar textos.
110) Citar um SGBD relacional que implemente o modelo de banco de dados Textual. Oracle , DB2 e SQL Server
111) Para fazer buscas de textos, o que é mais eficiente um modelo de banco de dados relacional com características de modelo de banco de dados textual ou um modelo de banco de dados puramente Textual. Explicar o por quê? Modelo de banco de dados puramente Textual. Devido as suas estruturas de dados e algoritmos específicos para este fim.
112) Defina com suas palavras o que é o modelo de banco de dados Geográfico. São os modelos de banco de dados que representam além de dados convencionais, dados espaciais, nos quais apresentam formas específicas para fazerem pesquisas em áreas geográficas.
113) Seria possível armazenar dados GPS (Global Positioning System) num modelo de banco de dados Geográfico? Por que? Sim. Pois é um tipo de informação de dados geográfico.
114) Citar 2 formas de entrada de dados para os modelos de banco de dados Geográficos Caderneta de Campo, digitalização em mesa, digitalização óptica, leitura de dados.
115) Citar 1 SGBD relacional que implemente o modelo de banco de dados Geográficos. Oracle Spatial e PostGreSQL
116) Quais seriam as 2 formas do modelo de banco de dados geográfico de armazenar áreas? Através de Dados Descritivos e Dados Gráficos
117) Existe como armazenar informações como ponto, reta e polígono no modelo de banco de dados Geográfico. Explicar Sim. Através da Representação Vetorial
118) Defina com suas palavras o que é o modelo de banco de dados Genético. Armazenam informações baseados em estudos da genética.
119) Os modelos de banco de dados Genético são eles mesmo um SGBD? Explicar. Não. Normalmente são implementados através de outros modelos de banco de dados como o relacional, o que é importante é ter a devida conceituação da parte da genética para gravar os dados de forma correta.
120)Defina com suas palavras o que é o modelo de Banco de Dados em memória Disponibilizar os dados em memória de forma quase permanente para com isso ter um alto ganho de performance.
121) O modelo de banco de dados em memória seria muito eficiente, mas por que não daria certo para bases de dados de tamanho: pequeno (quase médio), médio ou grande? problema estaria com o acesso ao disco, todos os dados não poderiam sempre estar na memória RAM, por diversas vezes seria necessário obter os dados do disco.
122) Defina com suas palavras o que é o modelo de banco de dados Multimídia. É um modelo de banco de dados que representa os dados de multimídia como video, som, imagem.
123) Os SGBDs relacionais implementam o modelo de banco de dados Multimídia. Explicar. Sim. São implementados no Banco de Dados Relacional através de colunas do tipo BLOB.
124) O que é BLOB? Binary Large Object. Objeto binário longo. Coluna para armazenar objetos binários como gráficos, vídeo ou arquivos de áudio.
125) O que é CLOB? Character Large Object. Objeto de caractere comprido. Uma coluna CLOB armazena objetos de caracteres simples, de largura fixa como documentos de texto.
126) O que é NCLOB? National Character Large Object. Objeto caractere mundial comprido. É como um tipo de coluna CLOB, mas para conjunto de caracteres de múltiplos bytes.
127) O que é BFILE? Binary File Object. Objeto de arquivo binário referencial.
128) Citar 2 tipos de dados LOB (Large Object) usados no Oracle? BLOB, CLOB, NCLOB, BFILE
129) Citar 2 tipos de dados LOB (Large Object) usados no SQL Server? Image, Text, Ntext.
130) Qual é a diferença em usar o tipo de dados CLOB e NCLOB? NCLOB aceita qualquer língua do mundo. CLOB aceita determinadas línguas.
131) O que é um LOB interno? Tipo de dados que ficam armazenados internamente ao banco de dados.
132) O que é um LOB externo? Tipo de dados que ficam armazenados externamente ao banco de dados.
133) Citar 1 tipo de dado LOB interno? BLOB, CLOB, NCLOB
134) Citar 1 tipo de dado LOB externo? BFILE.
135) O que acontece ao deletar um registro do tipo de dados LOB interno? O respectivo arquivo também é apagado.
136) Citar 2 SGBDs relacionais que implementem o modelo de banco de dados Multimídia. Oracle, DB2, SQL Server
137) O que é modelo de banco de dados OLAP? É um modelo multidimensional no qual normalmente apresenta mais de 2 dimensões. Pode ser representado ou referenciado como uma arquitetura em cubo.
138) O que significa OLAP? On-Line Analytical Processing (Processo Analítico em Tempo Real)
139) O que significa OLTP? Online Transaction Processing ou Processamento de transações em tempo-real.
140) O que significa Ad-hoc? É uma ferramenta elaborada especificamente para uma determinada ocasião ou situação. Literalmente significa “para isto” ou no sentido amplo específico / especificamente.
141) O que significa DW? Data Warehouse
142) O que significa DM? Data Mart
143) O que significa ETL? Extract Transform and Load = Extração, Transformação e Carregamento dos dados.
144) O que significa Modelagem Multidimensional? É uma técnica de modelagem conceitual de negócios que facilita a investigação, o resumo e a organização de dados para a análise de negócios.
145) Como podemos descrever a tabela de fatos? A tabela de fatos contém milhares ou milhões de valores e medidas do negócio da empresa, como transações de vendas ou compras. Cada uma destas medidas é tomada segundo a interseção de todas as dimensões.
146) Como podemos descrever a tabela de dimensões? Armazenam as descrições textuais das dimensões do negócio ajudando a definir um componente da respectiva dimensão.
147) O que significa BI? Business Intelligence = Inteligência de negócios
148) O que significa Data Mining? Técnicas para reconhecer padrões, disponibilizando projeções comportamentais.
149) Como podemos descrever Inteligência Artificial? É uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
150) Como podemos descrever Redes Neurais? São sistemas computacionais baseados numa aproximação à computação baseada em ligações.
151) Citar 1 das áreas da matemática na qual o modelo relacional é baseado? Álgebra relacional, Teoria dos Conjuntos.
152) Considerado o pai (ou um dos pais) do modelo relacional, Codd, criou 12 regras relacionadas ao modelo de banco de dados relacionais, citar 3 delas. Regra Fundamental, Regra da informação e Regra da Não-subversão.
153) O que significa MER? Modelo Entidade de Relacionamento.
154) O que significa DER? Diagrama de Entidade de Relacionamento.
155) Tupla é na representação lógica qual é o seu correspondente no modelo físico? Registro
156) Tabela é na representação física qual é o seu correspondente no modelo lógico? Entidade
157) Atributo é na representação lógica qual é o seu correspondente no modelo físico? Coluna
158) Como uma relação pode ser definida? É definida como um conjunto de tuplas
159) No modelo relacional "original" é permitido que haja valores multivalorados? Explicar. Não. Devido a concepção inicial do banco de dados relacional um atributo não pode apresentar valores multivalorados.
160) Todo atributo possui um valor Atômico.
161) Um atributo numa mesma relação pode apresentar nomes iguais. Explicar. Não. Pois não podem haver atributo de mesmo nome sendo usados na mesma relação.
162) Quais são os tipos de relação que existem entre tabelas? “1-1”, “1-n” e “n-n”
163) Quantas são as formas normais mais usadas pela maioria das empresas? 1ª Forma Normal, 2ª Forma Normal e 3ª Forma Normal
164) Como poderíamos descrever normalização? É o processo de organização eficiente dos dados dentro de um banco de dados cujos objetivos principais são: 1) Eliminar dados redundantes e 2) Garantir que as dependências entre os dados façam sentido.
165) Por que são usadas as Formas Normais? Para tornar a base de dados normalizada.
166) Citar 2 (dentre os 4 possíveis) objetivos principais da normalização? Independência dos dados e Facilitar a manipulação do banco de dados.
167) Como podemos definir a 1ª Forma Normal Uma tabela encontra-se na 1ª FN se todos os seus atributos estiverem definidos em domínios que contenham apenas valores atômicos.
168) Como podemos definir a 2ª Forma Normal. Todo atributo da tabela deve ter vínculo completo com a chave primária inteira (não de parte da chave primária).
169) Como podemos definir a 3ª Forma Normal. Os atributos devem obrigatoriamente ter vínculo com a chave primária, não pode ter vínculo com outro atributo da tabela, que estaria caracterizando a necessidade da criação de uma nova tabela.
170) Existem outras formas normais? Caso haja citar quais seriam Sim. 4ª Forma Normal e 5ª Forma Normal.
171) O que difere numa tabela um registro de outro registro Atributo chave primária
172) Uma chave primária numa tabela pode ser representada por mais de uma coluna? Explicar. Sim. Tem vezes que apenas uma coluna não consegue representar cada registro de uma tabela, assim existe a necessidade de usar mais de uma coluna.
173) O atributo chave é uma Restrição.
174) As chaves são atributos especiais que podem representar o que? Regras e restrições que serão implementadas no banco de dados.
175) Citar 2 tipos de chaves que podem ser usadas. Candidata, Primária, Concatenada, Estrangeira
176) Regras de integridade são sinônimos de Restrições de integridade (CONSTRAINTS E TRIGGERS)
177) Para que uma determinada coluna não aceite o valor NULL (Nulo) qual a cláusula deverá ser especificada para esta coluna em questão. NOT NULL
178) Uma trigger pode ser considerada como uma restrição de integridade? Explicar. Sim. A trigger pode ser implementada como um atributo chave.
179) Citar 2 notações que podemos usar para os modelos de banco de dados relacionais, independente de ser no nível físico ou no nível lógico. MER e DER, tupla, registro, entidade, atributo, coluna, tabela, atributo chave.
180) Citar um sinônimo de consulta. Query, select.
181) Qual é o intuito de um banco de dados relacional? Poder acessar os dados posteriormente, através de select (consulta, query).
182) Qual é o comando SQL que possibilita a visualização dos dados de uma ou mais tabelas? SELECT
183) O que seria join? Ligação de uma PK de uma tabela com a Fk de outra tabela através dos dados das colunas vinculadas.
184) Na prática é interessante que seja criada 1 query ou várias queries? Explicar. Várias. Para poder fazer análises comparativas de performance.
185) A análise de join entre tabelas de uma consulta (query) é mais importante ser analisado em banco de dados: pequenos, médios ou grandes? Explicar. Grandes e/ou médios. Pois começam a ter execuções de queries mais complexas até mesmo pelo número de registros envolvidos.
186) Citar 2 tipos de join existentes (dentre os 4 mais conhecidos). INNER JOIN, RIGHT JOIN, LEFT JOIN, OUTER JOIN.
187) Qual a sigla que representa a modificação de dados para os registros das tabelas. DML
188) Quais são as operações vinculadas a DML? INSERT, DELETE, UPDATE; alguns autores também consideram o SELECT.
189) Qual a operação menos custosa para o banco de dados (SELECT, INSERT, DELETE, UPDATE)? Por quê? SELECT. Pois não tem a necessidade de gravar a solicitação que foi requerida através do comando SELECT.
190) Por que as operações de INSERT, DELETE e UPDATE são consideradas mais custosas para o banco de dados? Porque existe a necessidade de num instante os dados serem gravados em disco.
191) Cada operação de INSERT, DELETE e UPDATE, faz um acesso a disco? Explicar. Nâo. Senão teria um uso inapropriado de disco, espera-se que vários destes comandos sejam criados para depois efetivar as respectivas gravações.
192) Para que serve o comando INSERT? Para inserir 1 registro na base de dados.
193) Para que serve o comando UPDATE? Para alterar 1 ou mais registros na base de dados.
194) Para que serve o comando DELETE? Para deletar 1 ou mais registros na base de dados.
Created by: Israelleite