Busy. Please wait.
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
or

Username is available taken
show password

why


Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.
We do not share your email address with others. It is only used to allow you to reset your password. For details read our Privacy Policy and Terms of Service.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.
Don't know
Know
remaining cards
Save
0:01
To flip the current card, click it or press the Spacebar key.  To move the current card to one of the three colored boxes, click on the box.  You may also press the UP ARROW key to move the card to the "Know" box, the DOWN ARROW key to move the card to the "Don't know" box, or the RIGHT ARROW key to move the card to the Remaining box.  You may also click on the card displayed in any of the three boxes to bring that card back to the center.

Pass complete!

"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

Pontos Meridianos

Pontos dos meridianos Principais de Acupuntura em Português

NomeLocalização
LU 01 / Zhong Fu Laterosuperior em relação ao esterno, 1 cun abaixo Yunmen (LU 02), ao nível do primeiro espaço intercostal, cun laterais 6 para a linha média anterior (20VC).
LU 02 / Yun Men Na parte lateral superior da parede torácica anterior, superior ao processo coracóide da escápula, na depressão da fossa infraclavicular, 6 cun lateral à linha média anterior. Onde se sente o pulsar da artéria subclávia. No bordo inferior da clavícula.
LU 03 / Tian Fu Na face anterior da parte superior do braço, 3 cun abaixo da extremidade axilar da dobra, no lado radial do músculo Bíceps braquial, sob a sua saliência.
LU 04 / Xia Bai Na face medial da parte superior do braço, 4 cun abaixo da extremidade anterior da dobra axilar, ou 5 cun acima da prega cubital, no lado radial do músculo Bíceps braquial.
LU 05 / Chi Ze Na dobra do Cotovelo. Na prega cubital, na depressão do lado radial do tendão de músculo bíceps braquial. Este ponto deve ser localizado com o cotovelo ligeiramente flectido e fazendo força com o punho fechado.
LU 06 / Kong Zui Na face palmar do antebraço, na linha que une Taiyuan (LU 09) e Chize (LU 05), 7 cun acima da prega transversa do punho. Ou 5 abaixo da prega de flexão do cotovelo.
LU 07 / Lie Que Superior ao processo estilóide do rádio, 2 cun acima da prega transversa do punho entre músculo braquiorradial e o tendão do músculo abdutor longo do polegar. Quando os dedos indicadores e polegares das duas mãos são cruzadas. O indicador fica mesmo no sí
LU 08 / Jing Qu 1 Cun acima da prega transversal do punho na depressão no lado lateral da artéria radial. Na goteira Radial.
LU 09 / Tai Yuan Na prega de flexão do punho, na depressão no lado lateral da artéria radial, na Goteira radial.
LU 10 / Yu Ji Na face radial do ponto médio do primeiro metacarpo, na junção da pele vermelha e branca (i.e., a junção do dorso e da palma da mão).
LU 11 / Shao Shang No lado radial do polegar, cerca de 0,1 cun posterior para o canto externo da unha.
LI 01 / Shang Yang No lado radial do dedo indicador, cerca de 0,1 cun posterior para o canto da unha. Ângulo Ungueal externo do dedo indicador.
LI 02 / Er Jian Na depressão do lado radial do dedo indicador, distal à segunda articulação metacarpo – falangica. O ponto está localizado com o dedo ligeiramente flectido.
LI 03 / San Jian Quando um punho fechado é feito, o ponto está no lado radial do dedo indicador, na depressão proximal da cabeça do segundo osso metacarpo.
LI 04 / He Gu No dorso da mão, entre o 1º e 2º metacarpo, aproximadamente no meio do segundo metacarpo no lado radial. No ângulo formado entre eles.
LI 05 / Yang Xi No lado radial do pulso. Quando o polegar é inclinado para cima, que é na depressão entre os tendões de m. Extensor longo do polegar e brevis. Ao fundo da tabaqueira anatómica.
LI 06 / Pian Li Com o cotovelo flectido e com o lado radial do braço para cima, o ponto encontra-se na linha que une Yangxi (LI 05) e Quchi (LI 11), 3 cun acima da prega do pulso.
LI 07 / Wen Liu Com o cotovelo flectido e com o lado radial do braço para cima, o ponto encontra-se na linha que une Yangxi (LI 05) e Quchi (LI 11), 5 cun acima da prega do pulso.
LI 08 / Xia Lian Na linha que une Yangxi (LI 05) e Quchi (LI 11), 4 cun abaixo do vinco cubital. Ou 8 Cun acima da prega de flexão do Punho.
LI 09 / Shang Lian Na linha que une Yangxi (LI 05) e Quchi (LI 11), 3 cun abaixo do vinco cubital. Ou 9 cun acima da prega de flexão do Punho.
LI 10 / Shou San Li Na linha que une Yangxi (LI 05) e Quchi (LI 11), 2 cun abaixo do vinco cubital. Ou 10 cun acima da prega de flexão do Punho.
LI 11 / Qu Chi Quando o cotovelo é flectido, o ponto encontra-se na depressão na extremidade lateral da prega cubital transversal. Extremidade externa da prega de flexão do Cotovelo.
LI 12 / Zhou Liao Quando o cotovelo é flectido, o ponto encontra-se na face lateral do braço, 2 cun acima Quchi (LI 11), na fronteira do úmero.
LI 13 / Shou Wu Li No lado lateral da parte superior do braço, na linha que une Quchi (LI 11) e Jianyu (LI 15), 3 cun acima Quchi (LI 11).
LI 14 / Bi Não No lado lateral da parte superior do braço, na linha que une Quchi (LI 11) e Jianyu (LI 15), 7 cun acima Quchi (LI 11), a 2 Cun sob a prega da axila, na ponta do “V” Deltóideio. 3Cun abaixo do LI 15.
LI 15 / Jian Yu Ântero-inferior ao acrômio, na porção superior do m. Deltóide. Quando o braço se encontra em abdução máxima, o ponto encontra-se na depressão que aparece na borda anterior da articulação acromioclavicular.
LI 16 / Ju Gu Na face superior do ombro, na depressão entre a extremidade acromial da clavícula e da espinha da escápula. No lado interno da articulação acrómio Clavicular.
LI 17 / Tian Ding No lado Antero-lateral do pescoço, na borda posterior dos esternocleidomastoideu, ao lado da protuberância da laringe, no ponto médio da linha de ligação Futu (LI 18) e Quepen (ST 12). A 3 Cun na horizontal do meio da tiróide.
LI 18 / Fu Tu No lado lateral do pescoço, ao nível da ponta da maçã-de-adão, entre a cabeça esternal e da cabeça clavicular do m. Esternocleidomastóideo. A 3 Cun na horizontal do VC 23.
LI 19 / Kou He Liao Logo abaixo da margem lateral da narina, ao nível Renzhong (Shuigou, DU 26), a 0.5 Cun deste.
LI 20 / Ying Xiang No sulco naso-labial, a 0.5Cun da raiz da asa do nariz.
ST 01 / Cheng Qi Com os olhos olhando para a frente, o ponto está diretamente abaixo da pupila, entre o globo ocular e a crista infraorbital.
ST 02 / Si Bai Diretamente abaixo da pupila, na depressão no foramen infra-orbital. A 0.7 Cun abaixo do 1E. E a 1 Cun sob o eixo horizontal do olho, na vertical da pupila.
ST 03 / Ju Liao Directamente abaixo da pupila, ao nível do bordo inferior da asa do Nariz, a 0.8 Cun desta, e a 0.3 Cun do 20 GI, na face lateral da ranhura nasolabial.
ST 04 / Di Cang Lateralmente ao canto da boca, diretamente abaixo da pupila. A 0.4 Cun da comissura labial.
ST 05 / Da Ying Anterior ao ângulo da mandíbula, na borda anterior da parte anexa do m. Masseter, onde a pulsação da artéria facial é palpável, na depressão tipo ranhura aparecendo onde o rosto é curvo. Ângulo inferior do Masseter.
ST 06 / Jia Che Um dedo – largura (dedo médio) anterior e superior ao ângulo inferior da mandíbula, onde m. Masseter é proeminente quando os dentes estão cerrados, e depressivo quando é pressionado. A 1 cun sob a orelha.
ST 07 / Xia Guan Na face, anterior à orelha, na depressão entre o arco zigomático e o entalhe inferior. À frente do Tragus, sob o bordo inferior da Apófise Zigomátca do osso temporal, à frente do Côndilo do maxilar inferior, numa depressão que se forma quando se abre a bo
ST 08 / Tou Wei No lado lateral da cabeça, 0,5 cun acima da raiz anterior dos cabelos, no canto da testa, e lateral 4,5 cun à linha média da cabeça. (24VG)
ST 09 / Ren Ying Nível com a ponta maçã-de-adão, onde a pulsação da artéria carótida comum é palpável, na borda anterior do m. Esternocleidomastóideo.
ST 10 / Shui Tu No ponto médio da linha que une Renying (ST 09) e Qishe (ST 11), na borda anterior do m. Esternocleidomastóideo. Na horizontal do bordo inferior da cartilagem Tiroideia.
ST 11 / Qi She Na borda superior da extremidade esternal da clavícula, entre a cabeça esternal e da cabeça clavicular do m. Esternocleidomastóideo.
ST 12 / Que Pen No ponto médio da fossa supraclavicular, 4 cun lateral à linha média anterior. A 1 Cun para fora do ST 11.
ST 13 / Qi Hu Na borda inferior do meio da clavícula, 4 cun lateral à linha média anterior. À altura do 21 VC.
ST 14 / Ku Fang No primeiro espaço intercostal, 4 cun lateral à linha média anterior.
ST 15 / Wu Yi No segundo espaço intercostal, 4 cun lateral à linha média anterior.
ST 16 / Ying Chuang No 3º espaço intercostal, 4 cun lateral à linha média anterior.
ST 17 / Ru Zhong No quarto espaço intercostal, no centro do mamilo, 4 cun lateral à linha média anterior.
ST 18 / Ru Gen No peito, logo abaixo do mamilo, na borda inferior da mama, no 5º espaço intercostal, lateral 4 cun da linha média anterior.
ST 19 / Bu Rong 6 Cun acima do umbigo, 2 cun lateral à Juque (REN 14).
ST 20 / Cheng Man 5 Cun acima do umbigo, 2 cun lateral à Shangwan (REN 13).
ST 21 / Liang Men 4 Cun acima do umbigo, 2 cun lateral à Zhongwan (REN 12).
ST 22 / Guan Men 3 Cun acima do umbigo, 2 cun lateral à Jianli (REN 11).
ST 23 / Tai Yi 2 Cun acima do umbigo, 2 cun lateral à Xiawan (REN 10).
ST 24 / Hua Rou Men 1 Cun acima do umbigo, 2 cun lateral à Shuifen (REN 09).
ST 25 / Tian Shu 2 Cun lateral para o centro do umbigo.
ST 26 / Wai Ling 1 Cun abaixo do umbigo, 2 cun lateral à Yinjiao (REN 07).
ST 27 / Da Ju 2 Cun abaixo do umbigo, 2 cun lateral à Shimen (REN 05).
ST 28 / Shui Dao 3 Cun abaixo do umbigo, 2 cun lateral à Guanyuan (REN 04).
ST 29 / Gui Lai 4 Cun abaixo do umbigo, 2 cun lateral à Zhongji (REN 03).
ST 30 / Qi Chong 5 Cun abaixo do umbigo, 2 cun lateral à Qugu (REN 02).
ST 31 / Bi Guan No lado anterior da coxa e sobre a linha que liga a espinha ilíaca ântero-superior e da esquina superiolateral da rótula, sobre o nível do períneo quando a coxa é fixado, na depressão lateral ao m. Sartório. 13 Cun acima da linha articular do joelho.
ST 32 / Fu Tu Na linha que liga a espinha ilíaca anterior superior e borda lateral da patela, 6 cun acima da borda laterosuperior da patela.
ST 33 / Yin Shi Quando o joelho é flexionado, os pontos é de 3 cun acima da borda laterosuperior da patela, na linha que une a fronteira laterosuperior da patela e da espinha ilíaca ântero – superior.
ST 34 / Liang Qiu Quando o joelho é flectido, o ponto 2 é cun acima da borda laterosuperior da patela.
ST 35 / Du Bi Quando o joelho é flectido, o ponto está na borda inferior da patela, na depressão lateral ao ligamento patelar.
ST 36 / Zu San Li 3 Cun abaixo de Dubi (ST 35), e um dedo – largura (dedo médio) para fora, a partir da borda anterior da tíbia.
ST 37 / Shang Ju Xu 6 Cun abaixo de Dubi (ST 35), e um dedo – largura (dedo médio) a partir da borda anterior da tíbia.
ST 38 / Tiao Kou 8 Cun abaixo de Dubi (ST 35), e um dedo – largura (dedo médio) a partir da borda anterior da tíbia.
ST 39 / Xia Ju Xu 9 Cun abaixo de Dubi (ST 35), e um dedo – largura (dedo médio) a partir da borda anterior da tíbia.
ST 40 / Feng Long 8 Cun superior à ponta do maléolo externo, lateral à Tiaokou (ST 38), 1 cun para fora.
ST 41 / Jie Xi No dorso do pé, no ponto médio do vinco transversal da articulação do tornozelo, na depressão entre as tendones de m. Digitorum extensor longo e hallucis longus, aproximadamente ao nível da ponta do maléolo externo.
ST 42 / Chong Yang Na cúpula do peito do pé, entre os tendões do músculo extensor longo do dedo grande do pé e do músculo extensor longo dos dedos dos pés, onde a pulsação da artéria dorsal do pé é palpável.
ST 43 / Xian Gu No distal depressão à junção do 2º e 3º osso metatarsos.
ST 44 / Nei Ting No espaço entre os dedos 2º e 3º, na depressão distal e lateral para a 2ª articulação metatarfalângica.
ST 45 / Li Dui No ângulo ungueal externo do segundo dedo do pé, 0,1 cun posterior para o canto da unha.
SP 01 / Yin Bai No ângulo ungueal interno do dedo grande do pé, posterior 0,1 cun para o canto da unha.
SP 02 / Da Du No lado medial do dedo grande do pé, distal e inferior à primeira articulação metatarso-falângica, na depressão da junção da pele vermelha e branca.
SP 03 / Tai Bai Proximal e inferior à primeira articulação metatarsofalângica, na depressão da junção da pele vermelha e branca.
SP 04 / Gong Sun Na depressão distal e inferior à da base do primeiro metatarso, na junção da pele vermelha e branca.
SP 05 / Shang Qiu Na depressão distal e inferior ao maléolo medial, a meio caminho entre a tuberosidade do osso navicular e a ponta do maléolo médio.
SP 06 / San Yin Jiao 3 Cun diretamente acima da ponta do maléolo medial, posterior à borda medial da tíbia.
SP 07 / Lou Gu 6 Cun a partir da ponta do maléolo médio, na linha que une a ponta do maléolo médio e Yinlingquan (SP 09), posterior ao bordo medial da tíbia.
SP 08 / Di Ji 3 Cun abaixo de Yinlingquan (SP 09), sobre a linha de ligação Yinlingquan (SP 09) e o maléolo médio.
SP 09 / Yin Ling Quan Na borda inferior do côndilo médio da tíbia, na depressão posterior e inferior ao côndilo médio da tíbia.
SP 10 / Xue Hai Quando o joelho está flectido, o ponto é 2 cun acima da borda mediosuperior da patela, no bordo da porção medial do m. Quadríceps femoral.
SP 11 / Ji Men 6 Cun acima Xuehai (SP 10), na linha desenhada a partir Xuehai (SP 10) para Chongmen (SP 12).
SP 12 / Chong Men Superior à extremidade lateral do sulco inguinal, lateralmente à artéria ilíaca externa pulsante, ao nível da borda superior da sínfise púbica, 3,5 cun lateral à Qugu (REN 02).
SP 13 / Fu She 4 Cun abaixo do centro do umbigo, 0,7 cun acima Chongmen (SP 12), 4 cun lateral à linha média anterior.
SP 14 / Fu Jie 1 Cun abaixo de Daheng (SP 15), 4 cun lateral à linha média anterior, na face lateral do m. Reto abdominal.
SP 15 / Da Heng 4 Cun lateral para o centro do umbigo, lateral ao m. Reto abdominal (8VC).
SP 16 / Fu Ai 3 Cun acima do centro do umbigo, e 4 cun lateral à linha média anterior (11VC).
SP 17 / Shi Dou No 5º espaço intercostal, 6 cun lateral à linha média anterior (16VC).
SP 18 / Tian Xi No 4º espaço intercostal, 6 cun lateral à linha média anterior (17VC).
SP 19 / Xiong Xiang No 3º espaço intercostal, 6 cun lateral à linha média anterior (18VC).
SP 20 / Zhou Rong No segundo espaço intercostal, 6 cun lateral à linha média anterior (19VC).
SP 21 / Da Bao Na face lateral do tórax e na linha axilar média, no 6º espaço intercostal. 6 Cun abaixo de 1C.
HT 01 / Ji Quan Quando o braço é abduzido, é o ponto no centro da axila, no lado medial da artéria axilar.
HT 02 / Qing Ling Quando o cotovelo é flectido, o ponto está 3 cun acima da extremidade medial da prega cubital transversal na Shaohai ( HT 03) , no sulco medial do m. Bíceps braquial.
HT 03 / Shao Hai Com o cotovelo flectido, no ponto médio da linha que liga a extremidade medial da prega cubital e o epicôndilo do úmero.
HT 04 / Ling Dao Quando a palma da mão fique voltada para cima, é o ponto no lado radial do tendão de m. Flexor ulnar do carpo, 1,5 cun acima da prega transversa do punho.
HT 05 / Tong Li Quando a palma da mão fique voltada para cima, é o ponto no lado radial do tendão de m. Flexor ulnar do carpo, 1 cun acima da prega transversa do punho.
HT 06 / Yin Xi Quando a palma da mão fique voltada para cima, é o ponto no lado radial do tendão de m. Flexor ulnar do carpo, 0,5 cun acima da prega transversa do punho.
HT 07 / Shen Men No final ulnar do vinco transversal do punho, na depressão, no lado radial do tendão de m. Flexor ulnar do carpo.
HT 08 / Shao Fu Quando a palma fica voltada para cima, o ponto está entre os 4 e 5 metacarpos. Quando o punho esta fechado, o ponto está na ponta do dedo mindinho.
HT 09 / Shao Chong No lado radial do dedo mínimo, cerca de 0,1 cun a partir do canto da unha.
SI 01 / Shao Ze No lado ulnar do dedo mínimo, cerca de 0,1 cun a partir do canto da unha.
SI 02 / Qian Gu Quando um punho fechado é feito, é o ponto na extremidade ulnar do vinco em frente (distal) da articulação metacarpofalângica do dedo mínimo, na junção da pele vermelha e branca.
SI 03 / Hou Xi Quando um punho fechado é feito, é o ponto na extremidade ulnar da prega palmar distal, proximal a articulação metacarpofalângica 5º dedo, na extremidade da prega transversal e a junção da pele vermelha e branca.
SI 04 / Wan Gu No lado ulnar da palma da mão, na depressão entre a base do 5º Metacarpo e o Semilunar.
SI 05 / Yang Gu No final ulnar da prega transversa no aspecto dorsal do punho, na depressão entre o processo estilóide da ulna e do osso piramidal. Numa fosseta por baixo da Apófise estiloide cubital.
SI 06 / Yang Lao Dorsal na cabeça da ulna. Quando a palma voltada para o peito, o ponto encontra-se na fenda óssea no lado radial do processo estilóide da ulna.
SI 07 / Zhi Zheng Na linha que une Yanggu (SI 05) e Xiaohai (SI 08), proximal 5 cun ao vinco dorsal do punho.
SI 08 / Xiao Hai Na linha que une Yanggu (SI 05) e Xiaohai (SI 08), proximal 5 cun ao vinco dorsal do punho.
Quando o cotovelo está flectido, o ponto está localizado na depressão entre o olécraneo da ulna e o epicôndilo medial do úmero.
SI 09 / Jian Zhen Posterior e inferior a articulação do ombro. Quando o braço é aduzido, o ponto localiza-se 1 cun acima da extremidade posterior da prega axilar.
SI 10 / Nao Shu Quando o braço é aduzido, é o ponto directamente por cima da extremidade posterior da prega axilar, na depressão inferior à espinha escapular.
SI 11 / Tian Zong Na escápula, na depressão do centro da fossa subscapular, e, ao nível da quarta vértebra torácica.
SI 12 / Bing Feng No centro da fossa supra-escapular, directamente acima Tianzong (SI 11). Quando o braço é levantado, o ponto está no local da depressão.
SI 13 / Qu Yuan Na extremidade medial da fossa supra-escapular, a meio caminho entre Naoshu (SI 10) e o processo espinhoso da segunda vértebra torácica.
SI 14 / Jian Wai Shu 3 Cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da 1ª vértebra torácica, onde Taodao (GV 13) está localizado.
SI 15 / Jian Zhong Shu 2 Cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da sétima vértebra cervical, Dazhui (GV 14).
SI 16 / Tian Chuang Na face lateral do pescoço, posterior a m. Esternoclidomastoideus e Futu (LI 18), sobre o nível da protuberância da laringe.
SI 17 / Tian Rong Posterior e por baixo do ângulo da mandíbula, na depressão na borda anterior do m. Esternocleidomastóideo.
SI 18 / Quan Liao Diretamente abaixo do canto externo do olho, na depressão na borda inferior do osso zigomático.
SI 19 / Ting Gong Anterior ao trago e posterior ao côndilo da mandíbula, na depressão formada quando a boca está aberta.
UB 01 / Jing Ming Na depressão ligeiramente acima do canto interno do olho.
UB 02 / Zan Zhu Na extremidade medial da sobrancelha, ou no entalhe supraorbital.
UB 03 / Mei Chong Diretamente acima Zanzhu (UB 02), 0,5 cun dentro da linha fina anterior, entre Shenting (GV 24) e Quchai (UB 4).
UB 04 / Qu Cha 0,5 Cun directamente acima do ponto médio do fio anterior e lateral 1,5 cun à linha média, na junção dos terços mediais e laterais de dois terços da distância do Shenting (GV 24) para Touwei (ST 08).
UB 05 / Wu Chu 1 Cun diretamente acima do ponto médio da linha do cabelo anterior e lateral 1,5 cun da linha média.
UB 06 / Cheng Guang 2,5 Cun diretamente acima do ponto médio da linha do cabelo anterior e lateral 1,5 cun da linha média.
UB 07 / Tong Tian 4 Cun diretamente acima do ponto médio da linha do cabelo anterior e lateral 1,5 cun da linha média, 20 VG.
UB 08 / Luo Que 5,5 Cun diretamente acima do ponto médio da linha do cabelo anterior e lateral 1,5 cun da linha média.
UB 09 / Yu Zhen 2,5 Cun diretamente acima do ponto médio da linha fina posterior e lateral 1,3 cun da linha média, (17VG) na depressão no nível da borda superior da protuberância occipital externa.
UB 10 / Tian Zhu 1,3 Cun lateral para o ponto médio da linha fina posterior e na depressão no aspecto lateral do m. Trapézio. Sobre a protuberância externa do Occipital, a 0.5 cun da linha posterior de crescimento dos cabelos.
UB 11 / Da Zhu 1,5 Cun lateral à Taodao (GV 13), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da 1ª vértebra torácica.
UB 12 / Feng Men 1,5 Cun lateral ao Vaso Governador, ao nível da borda inferior do processo espinhoso da segunda vértebra torácica.
UB 13 / Fei Shu 1,5 Cun lateral à Shenzhu (GV 12), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da terceira vértebra torácica.
UB 14 / Jue Yin Shu 1,5 Cun lateral à GV Meridian, ao nível da borda inferior do processo espinhoso da quarta vértebra torácica.
UB 15 / Xin Shu 1,5 Cun lateral à Shendao (GV 11), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da quinta vertebra torácica.
UB 16 / Du Shu 1,5 Cun lateral à Lingtai (GV 10), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da 6ª vértebra torácica.
UB 17 / Ge Shu 1,5 Cun lateral à Zhiyang (GV 09), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da 7ª vértebra torácica.
UB 18 / Gan Shu 1,5 Cun lateral à Jinsuo (GV 08), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da vértebra torácica nono.
UB 19 / Dan Shu 1,5 Cun lateral para Zhongshu (GV 07), ao nível do bordo inferior da apófise espinhosa da vértebra torácica 10.
UB 20 / Pi Shu 1,5 Cun lateral à Jizhong (GV 06), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da 11ª vértebra torácica.
UB 21 / Wei Shu 1,5 Cun lateral à Meridiano Vaso Governador, ao nível da borda inferior do processo espinhoso da vértebra torácica 12.
UB 22 / San Jiao Shu 1,5 Cun lateral à Xuanshu (GV 05), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da primeira vértebra lombar.
UB 23 / Shen Shu 1,5 Cun lateral à Mingmen (GV 04), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da segunda vértebra lombar.
UB 24 / Qi Hai Shu 1,5 Cun lateral ao Vaso Governador, ao nível da borda inferior do processo espinhoso da terceira vértebra lombar.
UB 25 / Da Chang Shu 1,5 Cun lateral à Yaoyangguan (GV 03), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da quarta vértebra lombar.
UB 26 / Guan Yuan Shu 1,5 Cun lateral ao Vaso Governador, ao nível da borda inferior do processo espinhoso da quinta vértebra lombar.
UB 27 / Xiao Chang Shu 1,5 Cun lateral ao Vaso Governador, ao nível do 1 º buraco sagrado.
UB 28 / Pang Guang Shu 1,5 Cun lateral para o Vaso Governador, ao nível do 2º buraco sagrado.
UB 29 / Zhong Lu Shu 1,5 Cun lateral para o Vaso Governador, ao nível do 3º buraco sagrado.
UB 30 / Bai Huan Shu 1,5 Cun lateral para o Vaso Governador, ao nível do 4º buraco sagrado.
UB 31 / Shang Liao 1º Buraco Sagrado.
UB 32 / Ci Liao 2º Buraco Sagrado.
UB 33 / Zhong Liao 3º Buarco Sagrado.
UB 34 / Xia Liao 4º Buraco Sagrado.
UB 35 / Hui Yang No sacro, 0,5 cun lateral a 2VG, na horizontal que passa na ponta do cóccix.
UB 36 / Cheng Fu No lado posterior da coxa, no ponto médio da prega glútea inferior.
UB 37 / Yin Men 6 Cun abaixo de Chengfu (UB 36) na linha que une Chengfu e Weizhong (UB 40).
UB 38 / Fu Xi 1 Cun acima Weiyang (UB 39) no lado medial do tendão do m. Bíceps femoral. O ponto localiza-se com o joelho levemente flectido.
UB 39 / Wei Yang Lateral para Weizhong (UB 40), na fronteira medial do tendão do m. Bíceps femoral.
UB 40 / Wei Zhong Ponto médio da prega transversa da fossa poplítea, entre os tendões de m. Bíceps femoral e m. Semitendinoso.
UB 41 / Fu Fen 3 Cun lateral para o Vaso Governador, ao nível da borda inferior do processo espinhoso da segunda vértebra torácica, na fronteira vertebral da escápula.
UB 42 / Po Hu 3 Cun lateral à Shenzhu (GV 12), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da terceira vértebra torácica, na fronteira vertebral da escápula.
UB 43 / Gao Huang Shu 3 Cun lateral à GV Meridian, ao nível da borda inferior do processo espinhoso da quarta vértebra torácica, na fronteira vertebral da escápula.
UB 44 / Shen Tang 3 Cun lateral à Shendao (GV 11), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da vértebra torácica quinta, na fronteira vertebral da escápula.
UB 45 / Yi Xi 3 Cun lateral à Lingtai (GV 10), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da 6ª vértebra torácica, na fronteira vertebral da escápula.
UB 46 / Ge Guan 3 Cun lateral à Zhiyang (GV 09), ao nível do bordo inferior da apófise espinhosa da sétima vértebra torácica, aproximadamente ao nível do ângulo inferior da escápula.
UB 47 / Hun Men 3 Cun lateral à Jinsuo (GV 08), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da vértebra torácica nono.
UB 48 / Yang Gang 3 Cun lateral à Zhongshu (GV 07), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da vértebra torácica 10º.
UB 49 / Yi She 3 Cun lateral à Jizhong (GV 06), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da 11ª vértebra torácica.
UB 50 / Wei Cang 3 Cun lateral à GV Meridian, ao nível da borda inferior do processo espinhoso da vértebra torácica 12.
UB 51 / Huang Men 3 Cun lateral à Xuanshu (GV 05), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da primeira vértebra lombar.
UB 52 / Zhi Shi 3 Cun lateral à Mingmen (GV 04), ao nível da borda inferior do processo espinhoso da segunda vértebra lombar.
UB 53 / Bao Huang 3 Cun lateral à crista sacral mediana, ao nível do 2º forame sacrais posteriores.
UB 54 / Zhi Bian No nível do 4º forame sacral posterior, lateral 3 cun à crista sacral mediana.
UB 55 / He Yang 2 Cun diretamente abaixo de Weizhong (UB 40), entre as cabeças medial e lateral do m. Gastrocnêmio, na linha que une Weizhong (UB 40) e Chengshan (UB 57).
UB 56 / Cheng Jin Na linha que liga Weizhong (UB 40) e Chengshan (UB 57), no centro da barriga do m. Gastrocnêmio, 5 cun abaixo de Weizhong (UB 40).
UB 57 / Cheng Shan Na linha média posterior da perna, entre Weizhong (UB 40) e Kunlun (UB 60), em uma depressão pontiaguda formada abaixo da barriga do músculo do gastrocnémio quando a perna é esticada ou o salto é levantado. 6 Cun abaixo de 40V.
UB 58 / Fei Yang 7 Cun acima diretamente Kunlun (UB 60), na fronteira posterior da fíbula, cerca de 1 cun lateral e inferior a Chengshan (UB 57).
UB 59 / Fu Yang 3 Cun diretamente acima Kunlun (UB 60).
UB 60 / Kun Lun Na depressão entre a ponta do maléolo externo e do tendão de Aquiles.
UB 61 / Pu Can Posterior e inferior ao maléolo externo, directamente abaixo de Kunlun (UB 60), lateral ao Calcaneo, na junção da pele vermelha e branca.
UB 62 / Shen Mai Na depressão diretamente abaixo do maléolo externo.
UB 63 / Jin Men No lado lateral do pé, directamente abaixo da borda anterior do maléolo externo, na borda inferior do osso cuboide. Por baixo e à frente do 62 V.
UB 64 / Jing Gu Abaixo da tuberosidade do quinto metatarso, na junção da pele vermelha e branca.
UB 65 / Shu Gu Posterior à articulação metatarsofalângica quinta, na junção da pele vermelha e branca.
UB 66 / Tong Gu (Zu) Anterior à articulação metatarsofalângica quinta, na junção da pele vermelha e branca.
UB 67 / Zhi Yin No lado lateral do dedo mínimo, cerca de 0,1 cun a partir do canto da unha.
KD 01 / Yong Quan Na sola, na depressão quando o pé está em flexão plantar, aproximadamente na junção da anterior de um terceiro e posterior e dois 3rds a linha que liga a base do 2º e 3º dedos do pé e do calcanhar.
KD 02 / Ran Gu Anterior e inferior ao maléolo medial, na depressão na borda inferior da tuberosidade do osso navicular. Numa fosseta à frente e ligeiramente abaixo do maleolo interno, 1 cun atrás do BP4.
KD 03 / Tai Xi Na depressão entre a ponta do maléolo medial eo tendão de Aquiles. Onde se sente o pulso da Artéria tibial posterior.
KD 04 / Da Zhong Posterior e inferior ao maléolo medial, na depressão anterior para o lado medial do apego do tendão de Aquiles. 0.5 Cun abaixo do R3.
KD 05 / Shui Quan 1 Cun diretamente abaixo de Taixi (KD 03) na depressão do lado medial da tuberosidade do calcâneo.
KD 06 / Zhao Hai Na depressão abaixo da ponta do maléolo médio 1 Cun.
KD 07 / Fu Liu 2 Cun acima do maleolo interno, numa fosseta a 1 cun atrás do bordo postero-interno da tibia na borda anterior do tendão de Aquiles.
KD 08 / Jiao Xin 0,5 Cun anterior para Fuliu (KD 07), 2 cun acima Taixi (KD 03) posterior à borda medial da tíbia.
KD 09 / Zhu Bin A 2 Cun acima do ponto 6 do Baço na vertical que passa a 1 Cun atrás deste.
KD 10 / Yin Gu Quando o joelho é flectido, o ponto está no lado medial da fossa poplítea, entre os tendões de m. Semitendíneo e semimembranoso, ao nível com Weizhong (UB 40).
KD 11 / Heng Gu 5 Cun abaixo do umbigo, na borda superior da sínfise púbica, 0,5 cun lateral à Qugu (CV 02).
KD 12 / Da He 4 Cun abaixo do umbigo, 0,5 cun lateral à Zhongji (CV 03).
KD 13 / Qi Xue 3 Cun abaixo do umbigo, 0,5 cun lateral à Guanyuan (CV 04).
KD 14 / Si Man 2 Cun abaixo do umbigo, 0,5 cun lateral à Shimen (CV 05).
KD 15 / Zhong Zhu 1 Cun abaixo do umbigo, 0,5 cun lateral à Yinjiao (CV 07).
KD 16 / Huang Shu 0,5 Cun lateral à cicatriz umbilical, ao nível Shenque (CV 08).
KD 17 / Shang Qu 2 Cun acima do umbigo, 0,5 cun lateral à Xiawan (CV 10).
KD 18 / Shi Guan 3 Cun acima do umbigo, 0,5 cun lateral à Jianli (CV 11).
KD 19 / Yin Du 4 Cun acima do umbigo, 0,5 cun lateral à Zhongwan (CV 12).
KD 20 / Tong Gu 5 Cun acima do umbigo, 0,5 cun lateral à Shangwan (CV 13).
KD 21 / You Men 6 Cun acima do umbigo, 0,5 cun lateral à Juque (CV 14).
KD 22 / Bu Lang No 5º espaço intercostal, 2 cun lateral à Vaso da Concepção. À altura de 16 VC.
KD 23 / Shen Feng No 4º espaço intercostal, 2 cun lateral à linha média anterior. Á altura de 17 VC.
KD 24 / Ling Xu No 3º espaço intercostal, 2 cun lateral à linha média anterior. Á altura de 18VC.
KD 25 / Shen Cang No segundo espaço intercostal, 2 cun lateral à linha média anterior. À altura de 19VC.
KD 26 / Yu Zhong No primeiro espaço intercostal, 2 cun lateral à linha média anterior. Á altura do 20VC.
KD 27 / Shu Fu Na depressão na borda inferior da clavícula, 2 cun lateral à linha média anterior.
PC 01 / Tian Chi No 4º espaço intercostal, 1 cun lateral para o mamilo e 5 cun lateral à linha média anterior.
PC 02 / Tian Quan 2 Cun abaixo do nível da prega axilar anterior.
PC 03 / Qu Ze Sobre o vinco cubital transversal, no lado ulnar do tendão do m. Bíceps braquial.
PC 04 / Xi Men 5 Cun acima da prega transversa do punho, na linha que liga Quze (PC 03) e Daling (PC 07), entre os tendões de m. Palmar longo e m. Flexor radial do carpo.
PC 05 / Jian Shi 3 Cun acima da prega transversa do punho, entre os tendões de m. Palmar longo e m. Flexor radial do carpo.
PC 06 / Nei Guan 2 Cun acima da prega transversa do punho, entre os tendões de m. Palmar longo e m. Flexor radial do carpo.
PC 07 / Da Ling No meio da prega transversal do punho, entre os tendões de m. Palmar longo e m. Flexor radial do carpo.
PC 08 / Lao Gong No centro da palma da mão, entre o 2o e 3o ossos metacarpo, mas próximo a esta última, e na parte tocando com a ponta do dedo médio quando o punho é feito.
PC 09 / Zhong Chong No centro da ponta do dedo médio. Ângulo ungueal externo do dedo médio.
SJ 01 / Guan Chong 1 Cun posterior para o canto da unha do lado ulnar do dedo anelar. Ângulo ungueal interno do 4º dedo.
SJ 02 / Ye Men Entre o 4º e 5º metacarpicos, numa fosseta, à frente da articulação metacarpo-falangica, na face dorsal da mão.
SJ 03 / Zhong Zhu Atrás da articulação metacarpo-falangica, entre o 4º e o 5º metacarpicos.
SJ 04 / Yang Chi Na prega transversal do dorso do punho, na depressão lateral ao tendão de m. Extensor communis dos dedos. Numa fosseta para fora da apófise estiloide cubital, na posição anatómica.
SJ 05 / Wai Guan 2 Cun proximal à prega dorsal do punho, na linha que une Yangchi (SJ 04) e a ponta do olecrano, entre o rádio e o cúbito.
SJ 06 / Zhi Gou 3 Cun proximal à prega dorsal do punho, na linha de olecrano, entre o rádio e o cúbito, no lado radial do m. Digitorum extensor.
SJ 07 / Hui Zong Ao nível com Zhigou (SJ 06), no lado ulnar do Zhigou, na fronteira radial do cúbito. 1 Cun para dentro.
SJ 08 / San Yang Luo 4 Cun proximal à prega dorsal do punho, entre o rádio e ulna.
SJ 09 / Si Du No lado lateral do antebraço, 5 cun abaixo do olécrano, entre o rádio e ulna.
SJ 10 / Tian Jing Quando o cotovelo é flexionado, o ponto é na depressão de cerca de 1 cun superior ao olécrano.
SJ 11 / Qing Leng Yuan 1 Cun acima Tianjing (SJ 10) quando o cotovelo é flexionado.
SJ 12 / Xiao Lou Na linha que une o olécrano e Jianliao (SJ 14), a meio caminho entre Qinglengyuan (SJ 11) e Naohui (SJ 13). A 5 Cun da extremidade do olecraneo.
SJ 13 / Nao Hui Na linha que une Jianliao (SJ 14) eo olécrano, na borda posterior do m. Deltóide. A 3 Cun abaixo do ponto mais saliente da espádua, na face postero-externa do braço.
SJ 14 / Jian Liao No ombro, posterior ao Jianyu (LI 15), na depressão inferior e posterior ao acrômio quando o braço é abduzido.
SJ 15 / Tian Liao A meio caminho entre Jianjing (GB 21) e Quyuan (SI 13), no ângulo superior da escápula (em corpo de m. Trapézio). Sobre o bordo posterior do trapézio, a 4 Cun do 14 VG (sob a apófise espinhosa de D1), sobre a mesma horizontal do 14 IG que está a 3 Cun do
SJ 16 / Tian You No lado lateral do pescoço, logo abaixo da borda posterior do processo mastóide, no nível do ângulo mandibular, e na borda posterior do m. Esternocleidomastoideu. Abaixo do 11VB, sobre a linha dos 15VG, 10V e 20 VB.
SJ 17 / Yi Feng Posterior ao lóbulo da orelha, na depressão entre o processo de mandíbula e mastóide.
SJ 18 / Qi Mai No centro do processo mastoideu, na junção do terceiro meio e inferior da curva formada pela Yifeng (SJ 17) e Jiaosun (SJ 20) posterior para a hélice. 1 Cun acima do 17TR.
SJ 19 / Lu Xi Posterior, para o ouvido, na junção da terceira e superior meio da curva formada pela Yifeng (SJ 17) e Jiaosun (SJ 20) por detrás da hélice. 1 Cun acima do 18TR.
SJ 20 / Jiao Sun Diretamente acima do ápice da orelha, dentro da linha do cabelo. Sob o 7VB, sobre a vertical do Baihui.
SJ 21 / Er Men Na depressão anterior ao entalhe acima do Tragus e atrás da borda posterior do côndilo da mandíbula. O ponto localiza-se com a boca aberta.
SJ 22 / Er He Liao Anterior e superior ao Ermen (SJ 21), em nível com a raiz da orelha, na borda posterior do couro cabeludo do templo onde a artéria temporal superficial passa.
Na depressão na extremidade lateral da sobrancelha. Atrás do 3VB.
SJ 23 / Si Zhu Kong Na depressão na extremidade lateral da sobrancelha.
GB 01 / Tong Zi Liao 0,5 Cun lateral para o exterior do canto do olho, na depressão no lado lateral da órbita.
GB 02 / Ting Hui Numa fosseta à frente da origem do lóbulo da orelha, na borda posterior do côndilo da mandíbula. O ponto localiza-se com a boca aberta.
GB 03 / Shang Guan Na parte da frente da orelha, na fronteira superior do arco zigomática, na depressão directamente acima Xiaguan (ST 07).
GB 04 / Han Yan Dentro da linha do cabelo da região temporal, na junção do 1/4 superior e inferior de 3/4 da distância entre Touwei (ST 08) e Qubin (GB 07). Ligeiramente acima do ângulo frontal dos cabelos (golfo de Stein), sobre o ptérion, no alinhamento do 24VG, 1 cun
GB 05 / Xuan Lu Dentro da linha do cabelo da região temporal, a meio caminho da fronteira conectando Touwei (ST 08) e Qubin (GB 07). A 0.5 Cun abaixo do 4VB, sobre o alinhamento do 24VG.
GB 06 / Xuan Li Dentro da linha do cabelo, na junção da parte inferior e superior 1/4 3/4 da distância entre Touwei (ST 08) e Qubin (GB 07). A 0.5 Cun abaixo do 5VB.
GB 07 / Qu Bin Sobre a raiz dos cabelos, à frente do bordo antero-superior da heliz, onde os cabelos esbatem a origem das suíças. Este ponto termina o alinhamento do 24VG, 3V, 4V, 13VB, 8E, 4VB, 5VB, 6VB.
GB 08 / Shuai Gu Superior ao ápice da orelha, 1,5 cun acima da linha do cabelo.
GB 09 / Tian Chong Diretamente acima da borda posterior da orelha, 2 cun dentro da linha fina, cerca de 0,5 cun posterior ao Shuaigu (GB 08).
GB 10 / Fu Bai Posterior e superior ao processo mastóide, na junção do terço médio e do terço superior da linha curva que liga Tianchong (GB 09) e Wangu (GB 12). A 1 Cun abaixo do 9VB, sobre a linha que ume o 7Vb ao 11VB, a 1 Cun da raiz dos cabelos (cujo alinhemento se
GB 11 / Tou Qiao Yin Posterior e superior ao processo mastóide, na junção do terço médio e do terço inferior da linha curva que liga Tianchong (GB 09) e Wangu (GB 12). A 1Cun abaixo do 10VB, sobre a mesma linha que une o 7VB ao 11VB.
GB 12 / Wan Gu Na depressão posterior e inferior ao processo mastóide.
GB 13 / Ben Shen 0,5 Cun acima da linha do cabelo da testa, 3 cun lateral à Shenting (DU 24).
GB 14 / Yang Bai Na testa, diretamente acima da pupila, 1 cun diretamente acima do ponto médio da sobrancelha.
GB 15 / Tou Lin Qi Na cabeça, diretamente acima da pupila e 0,5 cun acima da linha de crescimento dos cabelos anterior, no ponto médio da linha que liga Shenting (DU 24) e Touwei (ST 08).
GB 16 / Mu Chuang Na cabeça, 1 Cun acima de 15VB.
GB 17 / Zheng Ying Na cabeça, a 1 Cun do 16VB.
GB 18 / Cheng Ling Na cabeça, a 1.5 Cun atrás do 17VB.
GB 19 / Nao Kong Na cabeça a 1.5 Cun acima do 20VB.
GB 20 / Feng Chi Na depressão entre a parte superior do m. Esternocleidomastóideo e m. Trapézio, no mesmo nível com Fengfu (DU 16).
GB 21 / Jian Jing Na cintura escapular, a 1.5 Cun acima do 12E, numa fosseta no meio do bordo superior do trapézio.
GB 22 / Yuan Ye Na linha axilar média, quando o braço é levantado, 3 cun abaixo da axila, no quarto espaço intercostal.
GB 23 / Zhe Jin 1 Cun anterior para Yuanye (GB 22), ao nível do mamilo, no quarto espaço intercostal.
GB 24 / Ri Yue Na extremidade anterior da 8ª costela, abaixo da grelha costal.
GB 25 / Jing Men Na face lateral do abdômen, na borda inferior da extremidade livre da 12ª costela.
GB 26 / Dai Mai A 1 Cun abaixo do 25VB, a 8.5 Cun da linha média, à altura do 8VC.
GB 27 / Wu Shu No lado lateral do abdómen, medialmente adjacente à espinha ilíaca anterior superior (ASIS), 3 cun abaixo do nível da cicatriz umbilical. Na horizontal do 4VC.
GB 28 / Wei Dao Localizado na parte inferior do abdômen, 0,5 cun anterior e inferior a Wushu (GB 27), na borda inferior da espinha ilíaca ântero-superior (ASIS) ou a parte superior da virilha.
GB 29 / Ju Liao Na face lateral do quadril, no corpo do músculo tensor da fáscia lata, na depressão do ponto médio entre a espinha ilíaca ântero-superior (ASIS) e da proeminência do trocânter maior. Mesmo À frente da articulação coxo-femural, a igual distância entre o 28
GB 30 / Huan Tiao Atrás do grande trocânter, numa fosseta que se forma sobre a nádega quando o doente está de pé, com os pés juntos.
GB 31 / Feng Shi Quando o paciente está de pé ereto, com as mãos junto do corpo para os lados, o ponto localiza-se na extremidade do dedo médio, a 7 Cun acima da prega do joelho.
GB 32 / Zhong Du Na face lateral da coxa, 2 cun abaixo Fengshi (GB 31), ou 5 cun acima da prega poplítea transversal no m. Vasto lateral, entre a borda posterior do trato iliotibial e m. Bíceps femoral.
GB 33 / Xi Yang Guan 3 Cun acima Yangliangquan (GB 34), no espaço que se forma proximal ao côndilo lateral da tíbia, quando o joelho é dobrado 90 graus, na depressão superior à do tendão de m. Bíceps femoral e inferior ao côndilo lateral do fêmur. 1 Cun acima da linha articul
GB 34 / Yang Ling Quan Na depressão anterior e inferior à cabeça da fíbula. 2 Cun abaixo da linha articular.
GB 35 / Yang Jiao 7 Cun acima da ponta do maléolo externo, na borda posterior da fíbula, ao nível Waiqui (GB 36) e Feiyang (UB 58). Na vertical do 60V.
GB 36 / Wai Qui 7 Cun acima da ponta do maléolo externo, na borda anterior da fíbula. 1 Cun atrás do 35VB, sobre a mesma linha horizontal.
GB 37 / Guang Ming 5 Cun diretamente acima da ponta do maléolo externo, na borda anterior da fíbula.
GB 38 / Yang Fu 4 Cun acima da ponta do maléolo externo, ligeiramente anterior à borda anterior da fíbula, entre m. Extensor longo dos dedos e m. Peronaeus brevis.
GB 39 / Xuan Zhong 3 Cun acima da ponta do malleollus externo, na borda posterior da fíbula.
GB 40 / Qiu Xu Anterior e inferior ao maléolo externo, na depressão no lado lateral do tendão de m. Extensor longus digitorum.
GB 41 / Zu Ling Qi Na ponta do espaço inter-metatarsico do 4º e 5º metatársicos, a 1,5 Cun do 43VB.
GB 42 / Di Wui Hui A 1 Cun do 43VB, no espaço inter-metatársico, atrás da articulação metatarso-falângica.
GB 43 / Xia Xi No espaço inter digital entre o quarto e quinto dedo do pé.
GB 44 / Zu Qiao Yin No ângulo ungueal externo do 4º dedo do pé.
LV 01 / Da Dun No lado lateral da falange distal do dedo grande do pé, 0,1 cun a partir do canto da unha.
LV 02 / Xing Jian No espaço interdigital do 1º e 2º dedo do pé, numa cavidade do dedo grande.
LV 03 / Tai Chong Localiza-se a 1,5 Cun do F2, no fundo do primeiro espaço inter-metatarsico.
LV 04 / Zhong Feng 1 Cun à frente do maleolo interno, numa fosseta, no bordo interno do tendão tibial anterior, sobre o peito do pé, à altura do 41E.
LV 05 / Li Gou 5 Cun acima da ponta do maléolo médio, no bordo postero interno da tíbia.
LV 06 / Zhong Du 7 Cun acima da ponta do maléolo médio, no bordo postero interno da tíbia.
LV 07 / Xi Guan 3 Cun abaixo da interlinha articular do joelho, sobre o bordo postero-interno da tíbia.
LV 08 / Qu Quan Quando o joelho está flectido o ponto localiza-se na extremidade medial da prega poplítea transversal, posterior ao epicôndilo medial da tíbia, na depressão da borda anterior das inserções de m. Semimembranoso e m. Semitendinoso.
LV 09 / Yin Bao Na face medial da coxa inferior, 4 cun acima do epicôndilo medial do fêmur, entre m. Vasto medial e m. Sartório.
LV 10 / Zu Wu li 3 Cun directamente abaixo de Qichong (ST 30), na face interna da coxa, abaixo do tubérculo púbico e na borda lateral do m. Longus abdutor (e borda anterior do m. adutor longo).
LV 11 / Yin Lian 2 cun directamente abaixo Qichong ( ST 30 ) , na face interna da coxa, abaixo do tubérculo púbico e na borda lateral do m . Longus abdutor (e borda anterior do m. adutor longo).
LV 12 / Ji Mai A 2.5 cun da raiz do pénis ou do bordo superior da vulva (meio da sínfise púbica).
LV 13 / Zhang Men Na extremidade livre da 11ªCostela.
LV 14 / Qi Men Diretamente abaixo do mamilo, no 6º espaço intercostal, 4 cun lateral à linha média anterior.
CV 01 / Hui Yin Entre o ânus e a raiz do escroto em machos e entre o ânus e a comissura labial posterior nas mulheres.
CV 02 / Qu Gu No ponto médio da borda superior da sínfise púbica.
CV 03 / Zhong Ji Na linha média anterior, 4 cun abaixo do umbigo.
CV 04 / Guan Yuan Na linha média anterior, 3 cun abaixo do umbigo.
CV 05 / Shi Men Na linha média anterior, 2 cun abaixo do umbigo.
CV 06 / Qi Hai Na linha média anterior, 1,5 cun abaixo do umbigo.
CV 07 / Yin Jiao Na linha média anterior, 1 cun abaixo do umbigo.
CV 08 / Shen Que No centro do umbigo.
CV 09 / Shui Fen Na linha média anterior, 1 cun acima do umbigo.
CV 10 / Xia Wan Na linha média anterior, 2 cun acima do umbigo.
CV 11 / Jian Li Na linha média anterior, 3 cun acima do umbigo.
CV 12 / Zhong Wan Na linha média anterior, 4 cun acima do umbigo.
CV 13 / Shang Wan Na linha média anterior, 5 cun acima do umbigo.
CV 14 / Ju Que Na linha média anterior do abdómen, 6 cun acima do umbigo.
CV 15 / Jiu Wei Na linha média anterior, um cun abaixo do sincondrose xiphosternal. Localize o ponto em decúbito dorsal, com os braços erguidos.
CV 16 / Zhong Ting Na linha média anterior, ao nível com o quinto espaço intercostal, na sincondrose xiphosternal.
CV 17 / Dan Zhong Na linha média anterior, ao nível com o espaço intercostal 4, a meia distância entre os mamilos.
CV 18 / Yu Tang Na linha média anterior, ao nível com o terceiro espaço intercostal.
CV 19 / Zi Gong Na linha média anterior, ao nível com o segundo espaço intercostal.
CV 20 / Hua Gai Na linha média anterior, no ponto médio do ângulo esternal, ao nível com o primeiro espaço intercostal.
CV 21 / Xuan Ji Na linha média anterior, no centro da fúrcula esternal, 1 cun abaixo Tiantu (CV 22).
CV 22 / Tian Tu No centro da fossa supra-esternal.
CV 23 / Lian Quan Acima da maçã-de-adão, na depressão da borda superior do osso hióide.
CV 24 / Cheng Jiang Na depressão no centro da ranhura mentolabial.
GV 01 / Chang Qiang A meio caminho entre a ponta do cóccix e do ânus, localizando o ponto em posição frontal.
GV 02 / Yao Shu No hiato do sacro.
GV 03 / Yao Yang Guan Abaixo do processo espinhoso da quarta vértebra lombar, ao nível com o iliaca crista.
GV 04 / Ming Men Abaixo do processo espinhoso da segunda vértebra lombar.
GV 05 / Xuan Shu Abaixo do processo espinhoso da primeira vértebra lombar.
GV 06 / Ji Zhong Abaixo do processo espinal da 11ª vértebra torácica.
GV 07 / Zhong Shu Abaixo do processo espinhoso da vértebra torácica 10º.
GV 08 / Jin Suo Abaixo do processo espinhoso da vértebra torácica nono.
GV 09 / Zhi Yang Abaixo do processo espinhoso da sétima vértebra torácica, aproximadamente ao nível com o ângulo inferior da escápula.
GV 10 / Ling Tai Abaixo do processo espinal da 6ª vértebra torácica.
GV 11 / Shen Dao Abaixo do processo espinhoso da vértebra torácica quinta.
GV 12 / Shen Zhu Abaixo do processo espinal da 3ª vértebra torácica.
GV 13 / Tao Dao Abaixo do processo espinhoso da 1ª vértebra torácica.
GV 14 / Da Zhui Abaixo da apófise espinhosa da vértebra cervical 7, aproximadamente, ao nível dos ombros.
GV 15 / Ya Men 0,5 Cun diretamente acima do ponto médio da linha fina posterior, na depressão abaixo do processo espinhoso da primeira vértebra cervical.
GV 16 / Feng Fu 1 Cun diretamente acima do ponto médio da linha fina posterior, diretamente abaixo da protuberância occipital externa, na depressão entre m. Trapézio de ambos os lados.
GV 17 / Nao Hu 2,5 Cun diretamente acima do ponto médio da linha fina posterior, 1,5 cun diretamente acima Fengfu (GV 16), na depressão na borda superior da protuberância occipital externa.
GV 18 / Qiang Jian 4 Cun diretamente acima do ponto médio da linha fina posterior e 1,5 cun acima Naohu (GV 17).
GV 19 / Hou Ding 5,5 Cun diretamente acima do ponto médio da linha fina posterior, 1,5 cun diretamente acima Qiangjian (GV 18).
GV 20 / Bai Hui Na linha média da cabeça, 5 cun directamente acima do ponto médio da linha média anterior, aproximadamente no ponto médio da linha que liga os vértices de ambos os ouvidos.
GV 21 / Qian Ding 3,5 Cun diretamente acima do ponto médio da linha do cabelo anterior e anterior 1,5 cun para Baihui (GV 20).
GV 22 / Xin Hui 2 Cun posterior ao ponto médio da linha do cabelo anterior, 3 cun anterior para Baihui (GV 20).
GV 23 / Shang Xing 1 Cun diretamente acima do ponto médio da linha do cabelo Anterior.
GV 24 / Shen Ting 0,5 Cun diretamente acima do ponto médio da linha do cabelo anterior.
GV 25 / Su Liao Na ponta do nariz.
GV 26 / Shui Gou No cruzamento da 3ª e meio 3ª superior do lábio.
GV 27 / Dui Duan No tubérculo labial do lábio superior, na fronteira entre o vermelhão philtrum e lábio superior.
GV 28 / Yin Jiao Na junção da gengiva e o freio do lábio superior.
Created by: Ockham