Busy. Please wait.
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
or

Username is available taken
show password

why


Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.
We do not share your email address with others. It is only used to allow you to reset your password. For details read our Privacy Policy and Terms of Service.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.

Remove Ads
Don't know
Know
remaining cards
Save
0:01
To flip the current card, click it or press the Spacebar key.  To move the current card to one of the three colored boxes, click on the box.  You may also press the UP ARROW key to move the card to the "Know" box, the DOWN ARROW key to move the card to the "Don't know" box, or the RIGHT ARROW key to move the card to the Remaining box.  You may also click on the card displayed in any of the three boxes to bring that card back to the center.

Pass complete!

"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards




share
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

Banco de Dados

ITnerante Modulo I

TermDefinition
DADOS Fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito. (Nome, Telefone, Endereço....)
BANCO DE DADOS Coleção de dados relacionados. Conjunto de dados estruturados que são confiáveis, coerentes e compartilhados por usuários que têm necessidades de informações diferentes.
MINI-MUNDO/UNIVERSO DE DISCURSO Um banco de dados representa algum aspecto do mundo real. As mudanças dessa representação são refletidas no banco de dados.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Um conjunto de programas que permitem armazenar, modificar e extrair informações de um banco de dados.
SISTEMA DE BANCO DE DADOS Consiste em uma coleção de dados inter-relacionados e de um conjunto de programas para acessá-los.
ABSTRAÇÃO DOS DADOS Característica que permite a independência de dados do programa e a independência da operação dos programas.
VISÃO Um subconjunto do banco de dados ou Conter dado virtual que é derivado dos arquivos do banco de dados.
CONTROLE DE CONCORRÊNCIA Garantir que vários usuários tentando atualizar o mesmo dado façam isso de maneira controlada.
OLTP On-line Transaction Processing.
CONCEITO DE TRANSAÇÃO É um programa em execução ou processo que inclui um ou mais acessos ao banco de dados, que efetuam leitura ou atualizações de seus registros.
ADMINISTRADORES DE BANCO DE DADOS (DBA) É o responsável por autorizar o acesso ao banco de dados, coordenar e monitorar seu uso e adquirir recursos de software e hardware conforme a necessidade. Resolve problemas como falha de segurança e demora no tempo de resposta do sistema.
ATRIBUIÇÕES DO DBA Definir o esquema conceitual e interno. Contato com os usuários. Definir restrições de segurança e integridade. Monitorar o desempenho e responder a requisitos de mudanças. Definir normas de descarga e recarga.
ADMINISTRADOR DE DADOS É a pessoa que toma as decisões estratégicas e de normas com relação aos dados da empresa.
PROJETISTAS DE BANCO DE DADOS (ADs) Responsável por identificar os dados a serem armazenados. Escolher estruturas apropriadas para representar esses dados.
USUARIOS FINAIS Pessoas cuja funções exigem acesso ao Banco de Dados para consulta, atualizações e gerações de relatórios.
ANALISTA DE SISTEMAS Identificam as necessidades dos usuários finais, especialmente os iniciantes e paramétricos e definem as especificações das transações padrão que atendam a elas.
PROGRAMADORES Implementam essas especificações como programas; depois testam, depuram, documentam e mantêm essas transações programadas.
OBJETIVOS DE UM SGBD Prover um ambiente que seja conveniente e eficiente para recuperar e armazenar informações de Bancos de Dados.
MODELO DE DADOS Uma coleção de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados.
MODELO DE DADOS CONCEITUAIS Conceitos que são próximos ao modo como o usuário ve os dados
MODELO DE DADOS REPRESENTATIVOS Ocultam detalhes de armazenamento de dados em disco, mas podem ser implementados diretamente em um sistema de computador.
MODELO DE DADOS FÍSICOS Conceitos que descrevem os detalhes de como os dados são armazenados no computador, geralmente, voltado para especialistas.
INSTÂNCIA OU OCORRÊNCIAS OU ESTADO Coleção de dados armazenados no Banco de Dados em um determinado instante. Próprio banco de dados.
ESQUEMA É o projeto geral do Banco de dados. Descrição do Banco.
INDEPENDÊNCIA DE DADOS A capacidade de alterar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem alterar o esquema no nível mais alto.
Created by: paulokinjo