Save
Busy. Please wait.
Log in with Clever
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
Sign up using Clever
or

Username is available taken
show password


Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.
Your email address is only used to allow you to reset your password. See our Privacy Policy and Terms of Service.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.
focusNode
Didn't know it?
click below
 
Knew it?
click below
Don't Know
Remaining cards (0)
Know
0:00
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

Objective-C

Questões sobre Objective-C

QuestionAnswer
As estruturas semânticas e sintáticas da linguagem Objective-C são derivadas da linguagem: Linguagem C e Smalltalk.
A sintaxe básica para chamar um método em um objeto é: [object method ]; [object methodWithInput: input];
Exemplo de uma forma de retornar valor pelos métodos: output = [object methodWithOutput ]; output = [object methodWithInputAndOutput: input];
Método chamado em um objeto quando ele está sendo removido da memória: Dealloc.
Chamado de contagem de referência. Mantem o controle das referências, faz liberação de memória automaticamente em tempo de execução: Sistema de gerenciamento de memória do Objective-C.
É o objeto nulo, equivalente ao ponteiro NULL em muitas outras linguagens: Métodos Nil.
Sintaxe similar a linguagem C. Exemplo de escrita de um texto na saída padrão: #import int main (int argc, const char *argv[]) printf ("Primeiro programa em objective-c n"); return 0; }
Carrega a biblioteca stdio que permite o uso de diversas funções do objective-c: A directiva #import
Responsável pelo ponto de partida de um sistema em objective -C. O parâmetro int indica que ela deve retornar um inteiro ao final de sua execução: Função main. Exemplo: int main (int argc, const char *argv[]) {}
Exemplo de criação de um novo objeto, do tipo notas. Alocamos na memória e inicializamos o nosso objeto: Notas *notas = [[Notas alloc]init];
Tipos de dados primitivos da linguagem Objective-C: int float double char BOOL
Características relevantes da linguagem objective-C: Objective-C suporta polimorfismo, posing, categorias, e é uma linguagem dinâmica, com typing e binding dinâmicos.
Características relevantes da linguagem objective-C: Objective-C realiza chamadas de mensagem dinâmicas rapidamente, mais rapidamente que o tempo de uma chamada de função em C.
Formas de inserir comentários no código: Por linhas: // e por blocos: /*,*/
Define uma classe que chame um método que imprime na saída padrão uma mensagem. @interface Saudacao: Object -(void) bemvindo; @end
Implementa o método descrito no FlashCard anterior: @implementation Saudacao -(void) bemvindo { printf("Seja bem vindo!\n"); } @end
A maior parte de sua sintaxe, incluindo pré-processamento, expressões, declaração e chamadas de funções foi herdada da linguagem: Foi herdada da linguagem C.
A sintaxe para os aspectos orientados a objetos foi criada para habilitar passagem de mensagens no estilo: No estilo da linguagem Smalltalk.
Diferente do modelo de programação estilo Simula usado por C++, O modelo de orientação a objeto do Objective-C é baseado: Na passagem de mensagens para instâncias de objeto, em que, não simplesmente chama-se um objeto, mas envia-se uma mensagem.
Enquanto programação orientada a objetos no estilo Simula permite herança múltipla e execução mais rápida, usando associação em tempo de compilação: No estilo de programação Smalltalk permite que mensagens sejam implementadas com a resolução de métodos em tempo de compilação, as mensagens podem ser enviada à coleção de objetos, em que, espera que alguns respondam, sem gerar erros.
Definindo uma característica para um objeto: @interface Imovel: Object { double comprimento; } -(void) miau; -(void) setPeso: (double) p; -(double) getPeso; @end
Você pode utilizar qualquer editor de texto para escrever seus código. Caso estiver utilizado ambiente Windows, existe um compilador para Objective-C: MinGW. Pode ser baixado: http://www.mingw.org/
No Linux você pode utilizar o gcc para compilar seus programas: gcc arquivos.m -o nome_do_programa -l objc
Diretivas de utilização das bibliotecas da linguagem Objective-C, semelhante a linguagem C: São as diretivas "#import<stdio.h>" e a diretiva "#import<objc/Object.h>".
Objective C aceita um dos conceitos mais importantes em linguagem orientada a objetos: Herança.
Exemplo de Herança 1. Classe Abstrata Roupa - interface: #import <objc/Object.h> @interface Roupa : Object { int Tam; } -(void) setTam: (int) t; -(double) getTam; @end
Exemplo de Herança 1. Classe Abstrata Roupa - implementação: #import "Roupa.h" @implementation Roupa -(void) setTam: (int) p { Tam=t; } -(double) getTam { return t; } @end
Exemplo de Herança 1. Classe Masculina - interface: #import "Roupa.h" @interface Jeans: Roupa -(void) lavar; @end
Exemplo de Herança 1. Classe Masculina - implementação: #import "Jeans.h" #import <stdio.h> @implementation Masculina -(void) lavar { printf("Lavagem pesada!\n"); } @end
Entendendo o exemplo de herança 1: Ocorreu a criação de uma subclasse de Object denominada Roupa, juntamente com a classe Jeans que seria uma subclasse derivada da classe Roupa, classificada como classe abstrata. Veja que instância de Roupa nunca seria criada.
Exemplo de Herança 1. Programa de Roupa com herança: int main( int argc, const char *argv[] ) { Jeans *novoJeans = [[Jeans alloc] init]; [novoJeans setTam: 42]; [novoJeans lavar]; printf("novoJeans tamanho: %lf kg\n",[novoJeans getTam]); [novoJeans free]; return 0; }
Observações finais do exemplo de herança 1: Vimos que foi criado um novo objeto derivado da classe jeans. Foi setado um novo tamanho com a chamada do método setTam. Foi chamado o método lavar.
São métodos utilizados para proteger as variáveis contra acesso indevido: Get e Set.
Em Objective-C você pode se referir ao próprio objeto que está recebendo a mensagem, usando para isso a palavra ______, para executar um método que precise executar outros métodos. Self.
Para a função "Printf" para imprimir uma string qualquer na tela, é necessário importar a biblioteca: stdio.h
São tipos de estrutura da linguagem Objective-C Polimorfismo, Typing dinâmico e Binding dinâmico
A linguagem Objective-C, como orientada a objetos, aceita uma forma de sobrescrever métodos para facilitar sua utilização e adicionando características ou valores a suas variáveis. Essa forma é dita por: Overriding.
Override, para que serve: Sobrescreve um método que foi originalmente implementado na superclasse (pai, avo, etc).
Override, como se aplica: Deve ter o mesmo tipo de retorno, mesmo nome, e parâmetros dos mesmos tipos na mesma ordem. Os nomes dos parâmetros não importam.
Override, restrições: Não pode sobrescrever método na mesma classe. Existem outras restrições quanto à visibilidade e exceções que não são contempladas pelo escopo desse artigo.
Podemos utilizar o método _______, para liberar memória de uma instancia de objeto criado. método free.
Polimorfismo A habilidade que uma linguagem orientada à objetos tem de definir métodos com o mesmo nome para classes diferentes. Cada definição de classe guarda o código necessário para seus métodos.
Typing dinâmico É a característica que a linguagem tem de poder postergar a determinação da classe de um objeto até o tempo de execução do programa.
Biding dinâmico É a capacidade de postergar a determinação do método que será invocado em um objeto até o tempo de execução.
Exemplo de construção de arranjo: NSArray *array = [NSArray arrayWithObject:@"Hi"];
Baseado na passagem de mensagens para instâncias de objeto. No Objective-C, não simplesmente se chama um objeto, envia-se uma mensagem. Estamos falando da estrutura: Modelo de orientação a objeto do Objective-C
As características da estrutura orientada a objetos em Objective-C são derivadas da linguagem: Smalltalk.
A maior parte da presente API Cocoa da Apple está baseada na interface de objetos __________, e este é o mais significativo ambiente __________ sendo usado para desenvolvimento ativo. OpenStep e Objective-C.
A principal descrição do Objective-C em sua forma original foi publicada no livro de Cox, Object-Oriented Programming, An Evolutionary Approach, de 1986. O autor teve o cuidado de ressaltar que o problema é mais da __________ do que da linguagem. Reusabilidade.
As classes em Objective-C são divididas em duas partes: Arquivo de cabeçalho e Arquivo de implementação.
Possuem as variáveis e os métodos da classe: Arquivo de cabeçalho.
Possui a implementação dos métodos criados na @interface: Arquivos de implementação,
Created by: 100001215841891
Popular Computers sets

 

 



Voices

Use these flashcards to help memorize information. Look at the large card and try to recall what is on the other side. Then click the card to flip it. If you knew the answer, click the green Know box. Otherwise, click the red Don't know box.

When you've placed seven or more cards in the Don't know box, click "retry" to try those cards again.

If you've accidentally put the card in the wrong box, just click on the card to take it out of the box.

You can also use your keyboard to move the cards as follows:

If you are logged in to your account, this website will remember which cards you know and don't know so that they are in the same box the next time you log in.

When you need a break, try one of the other activities listed below the flashcards like Matching, Snowman, or Hungry Bug. Although it may feel like you're playing a game, your brain is still making more connections with the information to help you out.

To see how well you know the information, try the Quiz or Test activity.

Pass complete!
"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards