Save
Busy. Please wait.
Log in with Clever
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
Sign up using Clever
or

Username is available taken
show password


Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.
Your email address is only used to allow you to reset your password. See our Privacy Policy and Terms of Service.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.
focusNode
Didn't know it?
click below
 
Knew it?
click below
Don't Know
Remaining cards (0)
Know
0:00
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

pcivil.aux2

Juiz e Auxiliares da Justiça 3 - Auxiliares - depositário, interp conciliadores

QuestionAnswer
01. O depositário e o administrador são auxiliares da justiça. Qual a sua função no processo e a diferença entre eles? Tem a incumbência de guarda e conservação de bens penhorados, arrestados, sequestrados ou arrecadados. O administrador, além de exercer a guarda e conservação dos bens, também pratica atos de gestão.
02. O depositário e o administrador são auxiliares da justiça. Por seu trabalho o depositário perceberá uma remuneração. Quais os critérios utilizados pelo juiz para fixar o pagamento? o juiz fixará a remuneração levando em conta a situação dos bens, ao tempo do serviço e às dificuldades de sua execução.
03. O depositário e o administrador são auxiliares da justiça. Quais as consequências para o depositário que, por dolo ou culpa, causar prejuízos à parte (danificar o bem)? Responderára pelos prejuízos causado à parte e perderá a remuneração que lhe foi arbitrada. Porém tem o direito a haver o que legitimamente despendeu no exercício do encargo.
04. O depositário e o administrador são auxiliares da justiça. Se o auxiliar da Justiça perder ou avariar totalmente o bem (depositário infiel), que consequências terá que suportar? 1) responderá civilmente pelos prejuízos causados; 2) responderá penalmente se houver enquadramento legal; e sofrerá sanção por ato atentatório à dignidade da justiça.
05. O depositário e o administrador são auxiliares da justiça. O depositário infiel pode ser preso? Ele não poderá sofrer prisão civil, pois a mesma encontra-se proibida pelo pacto de San José e súmula vinculante 25. Porém se a conduta for enquadrada em tipo penal, poderá ser preso por crimes.
06. O intérprete e o tradutor são auxiliares da Justiça. Qual a sua atribuição no processo civil? intérprete ou tradutor é quem se atribui o encargo de traduzir para o Português os atos e os documentos em língua estrangeira ou em linguagem dos surdos-mudos.
07. O intérprete e o tradutor são auxiliares da Justiça. Em que situações o juiz necessitará nomear o interpréte? 1) traduzir documentos redigido em língua estrangeira; 2) verter para o português declaração de partes e testemunhas; 3) realizar a interpretação simultânea dos depoimentos de partes e testemunha com deficiência auditiva por LIBRAS.
08. O intérprete e o tradutor são auxiliares da Justiça. Além dos impedimentos e suspeições reservadas a todos auxiliares da justiça, quais são as outras limitações ao exercício da função de intérprete? Não pode ser tradutor que: 1) não tiver a livre administração dos bens; 2) for arrolado como testemunha ou já atuar como perito; 3) estiver inabilitado para o exercício da função por sentença penal condenatória.
09. O intérprete e o tradutor são auxiliares da Justiça. O intérprete, após ser nomeado, pode se escusar de cumprir o seu ofício? Sim. Aplica-se o mesmo regime dos peritos. Após recebe a intimação, terá 15 dias para alegar motivos para se escusar.
10. É dever dos tribunais criar os centros judiciários de solução consensual de conflitos. Qual a finalidade desses centros? 1) realização de sessões e audiências de conciliação e mediação; 2) desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição.
11. Os conciliadores e mediadores são auxiliares da Justiça. Quais são os princípios informativos da conciliação e mediação? 1) independência; 2) imparcialidade; 3) autonomia da vontade; 4) confidencialidade; 5) oralidade; 6) informalidade; 7) decisão informada.
12. Os conciliadores e mediadores são auxiliares da Justiça. Entre os diversos princípios informativos da conciliação está o princípio da decisão informada. Em que consiste? Este princípio pressupõe a suficiente e prévia informação das consequências decorrentes do acordo firmado. É preciso que o consentimento seja informado, ou seja, que as partes conheçam claramente as condições e as consequências do acordo.
13. Os conciliadores e mediadores são auxiliares da Justiça. O que é necessário para que o conciliador/mediador requeira a sua inscrição no cadastro nacional e no cadastro dos tribunais? Deve preencher o requisito da capacitação mínima por meio de curso realizado por entidade credenciada.
14. Os conciliadores e mediadores são auxiliares da Justiça. Qual o tipo de impedimento que acomete os conciliadores e mediadores judiciais cadastrados no Tribunal? se advogados, estarão impedidos de exercer a advocacia nos juízos em que desempenhem suas funções de conciliadores.
15. Os conciliadores e mediadores são auxiliares da Justiça. Se o Tribunal já houver implantado o centro judiciário de solução consensual e tiver lista com conciliadores cadastrado é possível as partes escolher o conciliador? Sim. As partes podem escolher, de comum acordo, o conciliador, o mediador ou a câmara privada de conciliação e de mediação, que poderá ou não estar cadastrado no Tribunal.
16. Os conciliadores e mediadores são auxiliares da Justiça. Os conciliadores são remunerados? Em regra sim, o conciliador e o mediador receberão pelo seu trabalho remuneração prevista em tabela fixada pelo tribunal. Contudo também é permitida a conciliação realizada como trabalho voluntário.
17. Os conciliadores e mediadores são auxiliares da Justiça. Qual a quarenta que deve observar, em relação às partes, o conciliador que tiver atuado em determinado processo? O conciliador e o mediador ficam impedidos, pelo prazo de 1 (um) ano, contado do término da última audiência em que atuaram, de assessorar, representar ou patrocinar qualquer das partes.
18. Os conciliadores e mediadores são auxiliares da Justiça. Em que circunstância os conciliadores podem ser excluídos do cadastro? 1) se agir com dolo ou culpa na condução da conciliação; 2) violar o dever de confidencialidade; 3) atuar impedido ou suspeito.
19. Os conciliadores e mediadores são auxiliares da Justiça. Em caso de verificação de atuação inadequada do conciliador, o que pode fazer o juiz do processo? O juiz do processo administrativo ou o juiz coordenador do centro poderá afastá-lo de suas atividades por até 180 (cento e oitenta) dias, por decisão fundamentada, informando o fato imediatamente ao tribunal para instauração de PAD.
Created by: sigurd
Popular Law sets

 

 



Voices

Use these flashcards to help memorize information. Look at the large card and try to recall what is on the other side. Then click the card to flip it. If you knew the answer, click the green Know box. Otherwise, click the red Don't know box.

When you've placed seven or more cards in the Don't know box, click "retry" to try those cards again.

If you've accidentally put the card in the wrong box, just click on the card to take it out of the box.

You can also use your keyboard to move the cards as follows:

If you are logged in to your account, this website will remember which cards you know and don't know so that they are in the same box the next time you log in.

When you need a break, try one of the other activities listed below the flashcards like Matching, Snowman, or Hungry Bug. Although it may feel like you're playing a game, your brain is still making more connections with the information to help you out.

To see how well you know the information, try the Quiz or Test activity.

Pass complete!
"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards