Busy. Please wait.
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
or

Username is available taken
show password

why


Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.
We do not share your email address with others. It is only used to allow you to reset your password. For details read our Privacy Policy and Terms of Service.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.

Remove ads
Don't know
Know
remaining cards
Save
0:01
To flip the current card, click it or press the Spacebar key.  To move the current card to one of the three colored boxes, click on the box.  You may also press the UP ARROW key to move the card to the "Know" box, the DOWN ARROW key to move the card to the "Don't know" box, or the RIGHT ARROW key to move the card to the Remaining box.  You may also click on the card displayed in any of the three boxes to bring that card back to the center.

Pass complete!

"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards




share
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

pcivil.it3

Imtervenção de terceiros

QuestionAnswer
01. Entre as modalidades de intervenção de terceiros temos: assistência, denunciação à lide, chamamento ao processo, inc de desconsideração de PJ e amicus curiae. Em que consiste a desconsideração da personalidade jurídica? Consiste na desconsideração da autonomia entre o patrimônio da p. jurídica e dos seus sócios, de modo a permitir, em determinadas circunstâncias, que o patrimônio dos sócios seja atingido mesmo quando a obrigação tenha sido assumida pela pessoa jurídica.
02. O incidente de desconsideração de personalidade jurídica é listado como uma das modalidades de intervenção de terceiros. Qual a finalidade dessa intervenção? Normalmente, objetiva evitar que a autonomia patrimonial da pessoa jurídica possa ser usada como instrumento para fraudar a lei ou para o abuso de direito.
03. O incidente de desconsideração de personalidade jurídica é listado como uma das modalidades de intervenção de terceiros. O NCPC também estendeu a aplicação do instituto à desconsideração inversa. Em que consiste? É aquela que desconsidera a personalidade jurídica da empresa pelo esvaziamento dos bens do sócio com a transmissão espúria dos bens para a empresa.
04. O incidente de desconsideração de personalidade jurídica é listado como uma das modalidades de intervenção de terceiros. A desconsideração da PJ pode advir de uma ação autônoma ou incidente. Como pode ser ajuizado por meio de ação? É ajuizada uma ação contra a empresa e contra os sócios em litisconsórcio facultativo, em que o autor pretenderá a condenação de ambos ou de um deles (litisconsórcio eventual).
05. O incidente de desconsideração de personalidade jurídica é listado como uma das modalidades de intervenção de terceiros. A desconsideração da PJ pode advir de uma ação autônoma ou incidente. Como pode ser ajuizado por meio de incidente? O incidente terá vez em processos que estejam em trâmite. Se a parte em algum momento do curso do processo requerer a desconsideração da pj, dá-se lugar a essa hipótese de intervenção de terceiros.
06. O incidente de desconsideração de personalidade jurídica é listado como uma das modalidades de intervenção de terceiros. Quem pode solicitar a instauração do incidente de desconsideração de PJ? O incidente de desconsideração da personalidade jurídica será instaurado a pedido da parte ou do Ministério Público, quando lhe couber intervir no processo.
07. O incidente de desconsideração de personalidade jurídica é listado como uma das modalidades de intervenção de terceiros. Em que fases do processo é cabível esta modalidade de intervenção? O incidente de desconsideração é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.
08. O incidente de desconsideração de personalidade jurídica é listado como uma das modalidades de intervenção de terceiros. Com a instauração do incidente o que acontece com o processo? A instauração do incidente suspenderá o processo, salvo na hipótese do § 2º (ação autônoma)
09. O incidente de desconsideração de personalidade jurídica é listado como uma das modalidades de intervenção de terceiros. Instaurado o incidente, o juiz mandará citar o sócio para contestar em 15 dias. Em regra, como é resolvido o incidente? Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória. Se a decisão for proferida pelo relator, cabe agravo interno.
10. O incidente de desconsideração de personalidade jurídica é listado como uma das modalidades de intervenção de terceiros. Qual o principal efeito se o incidente for julgado procedente? Acolhido o pedido de desconsideração, a alienação ou a oneração de bens, havida em fraude de execução, será ineficaz em relação ao requerente.
11. Entre as modalidades de intervenção de terceiros temos: assistência, denunciação à lide, chamamento ao processo, inc de desconsideração de PJ e amicus curiae. Como é a atuação do amicus curiae no processo? O amicus curiae atua no processo para a defesa de determinado ponto de vista, embora coincida com alguma das partes. Ele trará elementos importantes para o julgamento da demanda.
12. O amicus curiae é considerado pelo NCPC uma nova modalidade de intervenção de terceiros. Qual a sua importância para o processo em geral? O amicus curiae poderá ser utilizado para ampliar a legitimidade democrática da decisão judicial com a pluralização do debate.
13. O amicus curiae é considerado pelo NCPC uma nova modalidade de intervenção de terceiros. Qual o conceito de amicus curiae? O amicus curiae é o terceiro que, espontaneamente, a pedido da parte ou por provocação do órgão jurisdicional, intervém no processo para fornecer subsídios que possam aprimorar a qualidade da decisão.
14. O amicus curiae é considerado pelo NCPC uma nova modalidade de intervenção de terceiros. O que é levado em consideração para admissão do amicus curiae? Deve ser considerado relevância da matéria, a especificidade do tema objeto da demanda ou a repercussão social da controvérsia.
15. O amicus curiae é considerado pelo NCPC uma nova modalidade de intervenção de terceiros. É possível recorrer da decisão judicial que admite ou não o amicus curiae? Não trata-se de decisão irrecorrível.
16. O amicus curiae é considerado pelo NCPC uma nova modalidade de intervenção de terceiros. Quem pode solicitar a admissão do amicus curiae dentro do processo? Ela pode se dar de ofício ou a requerimento das partes ou de quem pretenda manifestar-se,
17. O amicus curiae é considerado pelo NCPC uma nova modalidade de intervenção de terceiros. Em regra, esta forma de intervenção não implica alteração de competência e nem autoriza a interposição de recursos. Quais são os únicos recursos permitidos? 1) embargos de terceiros; 2) recurso contra decisão que julgar o incidente de resolução de demandas repetitivas.
18. O amicus curiae é considerado pelo NCPC uma nova modalidade de intervenção de terceiros. O que diferencia a modalidade de intervenção amicus curiae da modalidade assistência? O assistente tem interesse no resultado do julgamento e poderes mais amplos, ao contrário do amicus curiae que não tem interesse jurídico e possui poderes determinado pelo juiz.
Created by: sigurd