Save
Busy. Please wait.
Log in with Clever
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
Sign up using Clever
or

Username is available taken
show password


Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.
Your email address is only used to allow you to reset your password. See our Privacy Policy and Terms of Service.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.
focusNode
Didn't know it?
click below
 
Knew it?
click below
Don't Know
Remaining cards (0)
Know
0:00
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

Golan - Cap 2

Farmacodinâmica

TermDefinition
farmacodinâmica Utiliza-se o termo farmacodinâmica para descrever os efeitos de um fármaco no corpo. Tipicamente, esses efeitos são descritos em termos quantitativos.
A potência (EC50) de um fármaco refere-se à concentração em que o fármaco produz 50% de sua resposta máxima.
A eficácia (Emáx.) refere-se à resposta máxima produzida pelo fármaco.
A eficácia pode ser considerada como o estado em que a sinalização mediada pelo receptor torna-se máxima, de modo que qualquer quantidade adicional do fármaco não irá produzir nenhuma resposta adicional. Esse estado é habitualmente alcançado quando todos os receptores estão ocupados pelo fármaco.
receptores de reserva Alguns fármacos são capazes de produzir uma resposta máxima quando menos de 100% de seus receptores estão ocupados; os receptores remanescentes podem ser denominados de ...
RELAÇÕES DE DOSE–RESPOSTA QUANTAIS A relação de dose–resposta quantal representa graficamente a fração da população que responde a determinada dose de um fármaco como função da dose deste fármaco.
Os tipos de respostas que podem ser examinados com a relação de dose–resposta quantal incluem a efetividade (efeito terapêutico), a toxicidade (efeito adverso) e a letalidade (efeito letal).
Os tipos de respostas que podem ser examinados com a relação de dose–resposta quantal incluem a efetividade, a toxicidade e a letalidade. As doses que produzem essas respostas em 50% de uma população são conhecidas como dose efetiva mediana (ED50), dose tóxica mediana (TD50) e dose letal mediana (LD50), respectivamente.
Muitos receptores de fármacos podem ser categorizados dentro de dois estados de conformação, que estão em equilíbrio reversível entre si. Esses dois estados são denominados estado ativo e estado inativo.
Um fármaco que, através de sua ligação a seu receptor, favorece a conformação ativa deste receptor é denominado agonista
um fármaco que impede a ativação do receptor pelo agonista é designado como antagonista
Alguns fármacos não se enquadram exatamente dentro da definição simples de agonista e antagonista; esses fármacos incluem os agonistas parciais e os agonistas inversos
AGONISTAS Um agonista é uma molécula que se liga a um receptor e o estabiliza numa determinada conformação (habitualmente na conformação ativa).
Quando ligado por um agonista, um receptor típico tem mais tendência a encontrar-se na sua conformação ativa do que na sua conformação inativa. Dependendo do receptor, os agonistas podem ser ser fármacos ou ligantes endógenos
ANTAGONISTAS Um antagonista é uma molécula que inibe a ação de um agonista, mas que não exerce nenhum efeito na ausência do agonista.
Os antagonistas podem ser divididos em antagonistas de receptores e antagonistas sem receptores.
liga-se ao sítio ativo (sítio de ligação do agonista) ou a um sítio alostérico de um receptor. O antagonista de receptor
Created by: Rafaelhra
Popular Pharmacology sets

 

 



Voices

Use these flashcards to help memorize information. Look at the large card and try to recall what is on the other side. Then click the card to flip it. If you knew the answer, click the green Know box. Otherwise, click the red Don't know box.

When you've placed seven or more cards in the Don't know box, click "retry" to try those cards again.

If you've accidentally put the card in the wrong box, just click on the card to take it out of the box.

You can also use your keyboard to move the cards as follows:

If you are logged in to your account, this website will remember which cards you know and don't know so that they are in the same box the next time you log in.

When you need a break, try one of the other activities listed below the flashcards like Matching, Snowman, or Hungry Bug. Although it may feel like you're playing a game, your brain is still making more connections with the information to help you out.

To see how well you know the information, try the Quiz or Test activity.

Pass complete!
"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards