Save
Busy. Please wait.
Log in with Clever
or

show password
Forgot Password?

Don't have an account?  Sign up 
Sign up using Clever
or

Username is available taken
show password


Make sure to remember your password. If you forget it there is no way for StudyStack to send you a reset link. You would need to create a new account.
Your email address is only used to allow you to reset your password. See our Privacy Policy and Terms of Service.


Already a StudyStack user? Log In

Reset Password
Enter the associated with your account, and we'll email you a link to reset your password.
focusNode
Didn't know it?
click below
 
Knew it?
click below
Don't Know
Remaining cards (0)
Know
0:00
Embed Code - If you would like this activity on your web page, copy the script below and paste it into your web page.

  Normal Size     Small Size show me how

Propedêutica II

Oftalmoscopia

QuestionAnswer
Para que servem as lentes do oftalmoscópio? As lentes são usadas para corrigir erros de refração do examinador, possibilitando a formação de uma imagem nítida no aparelho. Os problemas corrigidos são miopia e hipermetropia.
Quando é usado o facho maior do oftalmoscópio? E o menor? O facho maior é usado para examinar uma pupila dilatada, para aumentar o campo de visão do examinador. O facho menor é usado para examinar uma pupila não dilatada, evitando a reflexão da luz de volta para o olho do examinador pela íris do paciente.
Quais as cinco estruturas anatômicas que devem ser observadas com o oftalmoscópio? 1. Disco óptico ou papila e seu contorno; 2. Artérias retinianas 3. Veias retinianas; 4. Área macular com a fóvea, localizada no lado temporal a uma distância de dois diâmetros do disco óptico; 5. Periferia da retina.
O que representa o reflexo vermelho? Representa a luz refletida da retina no paciente através da pupila.
Qual o aspecto normal do reflexo vermelho? Cite quatro doenças em que ele está alterado? Aparece como um brilho vermelho alaranjado. O reflexo normal é circular e regular, não deve ter pontos escuros. Alterado ou ausente na opacificação do cristalino (catarata) ou do humor vítreo. Alt. na hemorragia do humor vítreo ou na cicatriz na córnea.
O que é disco óptico ou papila? É o ponto onde o nervo óptico sai do globo ocular, e para onde convergem os vasos presentes na retina. Tem uma região mais clara no centro e uma borda circular delimitada normalmente de cor acinzentada.
Quais as quatro características a descrever na papila? 1. Tamanho, forma e topografia; 2. Coloração; 3. Borda e limites (nitidez de suas margens); 4. Novelo vascular (artéria e veia central da retina).
Descreva as arteríolas normais do fundo de olho. Possuem cor vermelho claro, progressiva diminuição da espessura a partir da papila óptica, com pouca tortuosidade e espessura menor que a das veias. Possuem um reflexo central mais brilhante.
O que indicam as interrupções arteriolares repentinas em fundo de olho? Indicam obstrução arteriolar por embolia da artéria central da retina ou de seus ramos, associada à aterosclerose, êmbolos cardíacos ou da carótida.
O que significa a aparência ondulada das arteríolas do fundo de olho? Está relacionado com a retinopatia hipertensiva, que apresenta tortuosidade aumentada.
Quais as duas anormalidades encontradas nas vênulas do fundo de olho? Fluxo obstruído devido policitemia; Vasos ingurgitados devido hipertensão intracraniana.
Cite quatro doenças que provocam oclusão venosa central. 1. Retinopatia diabética; 2. Retinopatia hipertensiva; 3. Aterosclerose; 4. Anemia falciforme.
Quais os três tipos de lesões que se procura no exame da retina? 1. Hemorragias; 2. Exsudatos; 3. Descolamento da retina.
O que é macula? Área pigmentada (amarelada), + escura q a retina e circunscrita à fóvea, uma depressão oval, avasc. e brilhante onde há a maior [cones], - área de maior acuid/ visual. Fica no lado temporal a uma distância correspondente a dois diâmetros do disco óptico.
Qual a relação normal entre os diâmetros das artérias e veias do fundo de olho? As artérias têm em torno de 2/3 do diâmetro das veias.
Como se testa a função motora do VII par craniano (nervo facial)? É testado pedindo-se ao paciente para enrugar a testa e mostrar os dentes.
Diferencie a lesão do neurônio motor central da lesão do neurônio motor periférico do VII par craniano? CENTRAL Na lesão central o paciente consegue enrugar a testa, não há lagoftalmia, mas não consegue mostrar os dentes do lado afetado da face. Este último tipo ocorre em acidentes vasculares e nas neoplasias cerebrais.
Diferencie a lesão do neurônio motor central da lesão do neurônio motor periférico do VII par craniano? PERIFÉRICA Perif- toda a face homolat é atingida, enqto no tipo central só a 1/2 inf da face contralat tá alterada. Na lesão perif. há incapacid/ de enrugar a testa, mostrar os dentes, lagoftalmia (olho sempre aberto) não pisca e epífora, e a boca desvia p/ lado ok.
Como se pesquisa o XII par craniano (nervo hipoglosso) e como se reconhece sua lesão? Pede ao pcte p/ pôr a língua p/ fora e vê assimetria, atrofia ou desvio. Lesão unilat- a língua desvia p/ lado da lesão, pois o pcte a empurra p/ fora com o lado são. Na lesão bilat há atrofia geral da língua, paralisia, disartria e hard to chew, swallow.
Created by: 100000497438947
Popular Medical sets

 

 



Voices

Use these flashcards to help memorize information. Look at the large card and try to recall what is on the other side. Then click the card to flip it. If you knew the answer, click the green Know box. Otherwise, click the red Don't know box.

When you've placed seven or more cards in the Don't know box, click "retry" to try those cards again.

If you've accidentally put the card in the wrong box, just click on the card to take it out of the box.

You can also use your keyboard to move the cards as follows:

If you are logged in to your account, this website will remember which cards you know and don't know so that they are in the same box the next time you log in.

When you need a break, try one of the other activities listed below the flashcards like Matching, Snowman, or Hungry Bug. Although it may feel like you're playing a game, your brain is still making more connections with the information to help you out.

To see how well you know the information, try the Quiz or Test activity.

Pass complete!
"Know" box contains:
Time elapsed:
Retries:
restart all cards